O município de Lauro Müller recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, o colegiado regional da 21ª Gerência de Saúde, para uma reunião convocada pelo prefeito e presidente da Amrec, Hélio Bunn. Além dos secretários, também compareceu ao encontro o prefeito de Morro da Fumaça, Baltazar Pellegrin.O motivo foi reunir as cidades para debater os trâmites finais de implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, CISAMREC; valores pagos aos plantões nos hospitais e 24 horas; falta de médicos e dificuldades enfrentadas nas unidades Estratégia Saúde da Família – ESF e a possibilidade de trazer para a região o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) - conhecido como Carreta da Saúde.
O grupo discutiu exaustivamente a postura de médicos que não cumprem a carga horária devida nas unidades de saúde e a diferença nos valores pagos pelas prefeituras para plantões nos hospitais e 24 horas. Ficou claro que o salário pago aos médicos nas unidades ESF não é o problema e sim o tempo que o profissional tem que prestar atendimento e a falta dele em si.
Propostas como: unificar salários dos ESFs, equiparar valor dos plantões e exigir cumprimento da carga horária, serão levadas pelo prefeito Hélio Bunn para uma reunião de prefeitos da Amrec que deve ser marcada nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário