quarta-feira, 2 de março de 2011

Hélio Bunn assina convênio com Justiça Federal para recuperação de nascentes

O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, assinou nesta terça-feira (1), junto ao Ministério Público Federal de Criciúma, convênio no valor de R$ 40 mil para recuperação de áreas de preservação permanente de nascentes em propriedades rurais do município.

A conquista é fruto de projeto desenvolvido, em 2010, pela bióloga Beatriz Wessler e o engenheiro ambiental Marcos Nesi, técnicos da Fundação Ambiental Municipal – Fam de Lauro Müller. A chamada pública de projetos ambientais, que beneficiam o meio ambiente, contou com a participação de 35 propostas, das quais três foram selecionadas: Prefeitura Municipal de Lauro Müller, Prefeitura Municipal de Maracajá e Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.

O projeto será desenvolvido ao longo de 24 meses e terá um custo aproximado de 4 mil reais por Área de Preservação Permanente – APP, no entorno de dez nascentes. “Lauro Müller apresenta muitas propriedades rurais que utilizam água oriunda de nascentes para o consumo humano. Entretanto, grande parte destas nascentes encontram-se desprovidas de mata ciliar, em que na maioria dos casos foi derrubada para o desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias”, justifica Beatriz Wessler.

Para o procurador da república, Darlan Airton Dias, o projeto de Lauro Müller está muito bem estruturado. “De todos os projetos apresentados, este é o que apresenta uma ação mais concreta e direta na recuperação de áreas degradadas, pois ao contrário da imensa maioria o financiamento será destinado exclusivamente à aquisição de material para recuperação das APPs”, avalia o procurador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário