sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hélio Bunn participa de audiência com Ministro de Minas e Energia

O prefeito de Lauro Müller Hélio Bunn, durante viagem a Brasília nesta semana, participou de uma audiência para revogar a portaria publicada no último dia 25 de agosto pelo Ministério de Minas e Energia, que não incluiu o carvão mineral no leilão de energia nova (A-5), que deverá ser usada a partir de 2014.

Ao lado de parlamentares, lideranças catarinenses e gaúchas, o prefeito Hélio defendeu o uso do carvão mineral como matriz energética e ponderou junto às autoridades que o minério não depende das condições climáticas para produzir energia, diferente das usinas hidrelétricas e eólicas, que precisam da chuva e do vento. A discussão aconteceu no gabinete do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que vai tratar a questão com a presidente Dilma Rousseff.

Prejuízos para a região carbonífera

Caso o carvão mineral seja deixado de fora do leilão, os investidores que instalarão a termelétrica Usitesc, em Treviso, dificilmente vão permanecer com ideia. Na fase de obras o empreendimento iria gerar mais de mil empregos. Em operação, seria necessário cerca de cinco mil trabalhadores, direto e indiretamente. Rio Grande do Sul também será prejudicado com a medida, pois o estado receberia o investimento de R$ 5 bilhões com a instalação de três termelétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário