sexta-feira, 27 de maio de 2011

Secretaria de Saúde promove passeata no Dia Mundial Sem Tabaco nesta terça

Nesta terça-feira, 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller vai reunir profissionais da área, grupo de idosos, participantes dos grupos de tabagismo e outras pessoas interessadas para uma passeata na Rua Walter Vetterli. A concentração vai acontecer na Escola Walter Holthausen, de onde sairão às 9 horas, com destino à Praça Henrique Lage.

“Queremos sensibilizar a população quanto aos graves problemas de saúde causados pelo uso dos produtos derivados do tabaco e estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação do produto, da propaganda e do consumo do tabaco”, explica a psicóloga Daiane Querino, coordenadora do Programa de Tabagismo no município.

A luta contra o tabagismo no Brasil tornou-se mais agressiva a partir de 1985, após posicionamento do Ministério da Saúde. Hoje é um dos programas de controle do tabaco mais efetivos da América Latina. Juntamente com o Canadá, o Brasil foi país pioneiro na adoção de imagens ilustrativas dos malefícios do tabaco nos invólucros dos cigarros.

A Assembléia Mundial da Saúde aprovou, em 1998, uma resolução apelando à celebração de uma jornada mundial anti-tabaco, a 31 de Maio. Esta data funciona como um convite para que o público se interesse mais pelo assunto, seja informado sobre os perigos do consumo, as práticas das indústrias tabaqueiras, os planos da OMS para combater a epidemia e o que todos podem fazer para reclamar o seu direito à saúde e à uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário