terça-feira, 10 de maio de 2011

Pressão e Reivindicações na XIV Marcha à Brasília

A abertura oficial da XIV Marcha a Brasília aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório principal do Royal Tulip Hotel, próximo ao Palácio da Alvorada em Brasília. Segundo os organizadores cerca de 3 mil prefeitos de todo país participam da mobilização na Capital Federal.

Na abertura do evento o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Roberto Ziulkoski, destacou que as três principais bandeiras defendidas pelos prefeitos são: a aprovação da Emenda 29, que obriga o Governo Federal a investir no mínimo 10% do orçamento na Saúde, a quitação dos restos a pagar resultantes de verbas de emendas aprovadas e que foram bloqueadas, e a derrubada do veto à lei que impede a distribuição igual royalties da exploração do petróleo a todos os municípios do país.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e o senador catarinense Casildo Maldaner, participaram da cerimônia de abertura e discursaram favoráveis às reivindicações dos prefeitos. Esta prevista para o final da tarde a visita da presidente Dilma Rousseff ao evento. A segurança da Presidência da República prepara a sala de convenções para o encontro em que somente os prefeitos poderão acompanhar.

Dos municípios da AMREC participam da mobilização os prefeitos Hélio Bunn de Lauro Müller, Rogério Frigo de Nova Veneza, Vanderlei Alexandre de Forquilhinha, Gentil da Luz de Içara, Nilso Bortolatto, Douglas Warmling de Siderópolis, João Réus Rossi de Treviso e os vice-prefeitos Agenir Zaccaron de Morro da Fumaça e José Rogério dos Santos de Urussanga.

As comitivas dos municípios contam ainda com os vice-prefeitos de Içara José Zanolli, e Cocal do Sul Valdemar Bettiol, a primeira dama de Siderópolis Aretuza Larroyd Warmling, além de vereadores, assessores e secretários municipais.

Além da participação na Marcha, os prefeitos aproveitam a estada em Brasília para percorrerem gabinetes de deputados e ministérios atrás de recursos para os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário