terça-feira, 21 de junho de 2011

Lixo é tema de estudo de alunos da Escola Hilário Pescador

Os profissionais da Fundação Ambiental Municipal de Lauro Müller estiveram, na segunda-feira (20), na Escola Municipal Hilário Pescador, onde realizaram palestras com alunos do 4º ano, abordando temas relacionados ao lixo – reciclagem, destino final, lixões e aterros sanitários – e as Unidades de Conservação.

De acordo com o engenheiro ambiental, Marcos Nesi, através deste trabalho, os alunos puderam compreender um pouco mais sobre a problemática que é a geração e disposição final do lixo, sobre o destino do mesmo no município e os problemas decorrentes da disposição inadequada de resíduos.

“A geração de lixo consiste num problema crescente, uma vez que a quantidade de lixo aumenta a cada dia. Por isso, precisamos reduzir a geração desses resíduos, pois além de agredir o meio ambiente, o valor gasto com a coleta, transporte e disposição desses resíduos em aterros sanitários é altíssimo”, destaca Nesi.

Outro assunto trabalhado nos encontros, segundo a bióloga Beatriz Wessler, foi as Unidades de Conservação, sua importância para o meio ambiente e os tipos de Unidades de Conservação existentes: Parques Nacionais, Estaduais ou Municipais, Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, entre outras.

Para finalizar os estudos, a equipe da fundação ambiental agendou para terça-feira (28 de junho) uma visita ao aterro sanitário, Cirsures, onde os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre os aterros e o local onde é depositado todo o lixo coletado no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário