segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hélio Bunn discute projeto para saúde

O município de Lauro Müller em breve estará recebendo a visita do Dr. Roberto Kikawa, idealizador do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) - conhecido como Carreta da Saúde. De acordo com o prefeito Hélio Bunn, que se reuniu com o médico na última semana em São Paulo, o objetivo do projeto é dar à população carente, acesso a exames médicos de média complexidade através do “CIES-Móvel”.

“Em sua visita, Dr. Kikawa irá conhecer um pouco de nossa realidade e tratar da possibilidade de trazer este importante projeto para o município”, destaca o prefeito, acrescentando que aproveitará a vinda do médico a Lauro Müller para apresentá-lo aos prefeitos da Amrec.

Associado aos exames, o CIES trabalha na conscientização da população sobre a própria saúde, principalmente no que diz respeito a cuidados básicos e prevenção de doenças, bem como utilizar de maneira consciente os serviços médicos públicos. Esse processo de "educação" do indivíduo em adquirir conhecimento sobre estes temas permite inserí-lo na raiz dos problemas de saúde comunitária, que é responsabilidade de todos. Os profissionais envolvidos neste projeto têm como fundamento básico a tríade: tratar, educar e prevenir.

Conforme o Dr. Kikawa, a partir do momento em que o paciente recebe um tratamento humanizado e de qualidade, ele apresenta uma melhora rápida. Ao educar o indivíduo ele passa a usar a informação a seu favor, cuidando melhor de si (corpo, alma e espírito) e utilizando os serviços médicos adequados para cada situação.

Roberto Kunimassa Kikawa

Dr. Roberto Kikawa é o mentor do maior centro médico móvel avançado do mundo - Carreta da Saúde -, equipado para fazer diagnósticos em dez especialidades. Com o projeto, Kikawa foi o ganhador do Prêmio Empreendedor Social 2010, realizado pela Folha de São Paulo. Formado em medicina, pela universidade de Londrina (PR), tem especialização em gastroenterologia e mestrado nessa área na USP (Universidade de São Paulo). Kikawa já atuou no renomado hospital Sírio-Libanês e atualmente, é diretor do hospital São Camilo e professor-titular do centro universitário de mesmo nome e dirige o serviço de endoscopia de mais quatro hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário