quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tudo pronto para realização do Red Bull Xtreme Drifting

A equipe organizadora do Red Bull Xtreme Drifting anunciou nesta quarta-feira (10) que está tudo pronto para a realização das sessões fechadas especiais da modalidade de drifting, na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. O evento, programado para acontecer nesta quinta e sexta-feira (11 e 12), prevê estabelecer um recorde, com o mais longo percurso de pista inclinada, a Serra do Rio do Rastro.

O Red Bull Xtreme Drifting contará com apenas um carro de corrida, pilotado pelo neozelandês Rhys Millen, campeão mundial de drifting em 2009 e recordista da subida de montanha mais famosa do mundo, em Pikes Peak (EUA), recorde estabelecido também em 2009. Millen, com 17 anos de carreira e dublê profissional em Hollywood, pilotará em Lauro Müller seu Hyundai Genesis de 500 cavalos de potência morro acima na serra.

A equipe da Red Bull justifica a escolha da Serra do Rio do Rastro para a realização do drifting pela beleza e rusticidade da paisagem e pelas curvas desafiadoras da estrada. A intenção dos organizadores é estimular a competição a partir da definição de um recorde e de um local apropriado para a prática do drifting no Brasil.

O megaevento automobilístico deve mobilizar oito câmeras, sendo uma posicionada em um helicóptero, para registrar as imagens de todo o percurso da Serra, com trasmissão ao vivo pela Sport TV. Construída em 1841 para ligação do Planalto ao Litoral, a rota foi pavimentada nos anos 80. São 15 quilômetros de estradas em concreto, escavadas em rocha natural, contornando um profundo “cânion” de 1.460 metros em relação ao nível do mar. É considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil.

O evento não possuirá estrutura específica para público. A estrada será fechada para o trânsito normal em períodos de 20 minutos em ambos os dias para as tentativas de recorde de Millen. A realização da prova está sujeita as condições climáticas.

Drifting

O drifting é uma técnica de condução onde o condutor intencionalmente perde a tração nas rodas traseiras através das curvas, enquanto preserva o controle do veículo e uma velocidade de saída alta. Criada no Japão nos anos 70 e hoje muito presente em competições nos Estados Unidos, começou a ter relevância no Brasil a partir dos filmes da série "Velozes e Furiosos".

Cronograma do evento:

Dia 11/11
das 6 às 7 horas: posicionamento das câmeras (não será necessária a interdição, apenas avisos na pista);
7 às 8 horas: carro na pista. Interdição da pista;
8 às 8h20min: manutenção do carro. Pista liberada para trânsito;
8h20min às 9h20min: carro na pista. Interdição da pista;
9h20min às 9h40min: manutenção do carro. Pista liberada para trânsito;
9h40min às 10h40min: carro na pista. Interdição da pista;
10h40min: pista liberada para trânsito;
11 às 11h30min: retirada das câmeras (não será necessária a interdição, apenas avisos na pista);
14 às 15 horas: posicionamento das câmeras (não será necessária a interdição, apenas avisos na pista);
15 às 16 horas: carro na pista. Interdição da pista;
16 às 16h20min: manutenção do carro. Pista liberada para trânsito;
16h20min às 17h20min: carro na pista. Interdição da pista;
17h20min às 17h40min: manutenção do carro. Pista liberada para trânsito;
17h40min às 18h40min: carro na pista. Interdição da pista.;
18h40: pista liberada para trânsito
19 às 19h30min: retirada das câmeras (não será necessária a interdição, apenas avisos na pista);

Dia 12/11 - Mesmo cronograma do dia anterior;

Dia 13/11 - Mesmo cronograma do dia anterior (apenas se necessário);

Nenhum comentário:

Postar um comentário