segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Instalação de unidade do Corpo de Bombeiros em Lauro Müller será discutida em audiência pública

Audiência pública envolvendo autoridades municipais, CDL e empresários de Lauro Müller, será realizada na próxima quinta-feira (3), às 19 horas, para discutir a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar no município.

O encontro vai acontecer no auditório da Prefeitura e deve contar com a presença do comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel João Carlos Leão, que irá repassar aos presentes o que está faltando para que a unidade seja instalada em Lauro Müller.

O comando regional dos Bombeiros, já adiantou que se houver interesse, uma viatura e seis homens, estão disponíveis para serem transferidos para o município. Porém, é preciso que, governo, autoridades e empresários da cidade, disponibilizem um local para sede da unidade e no mínimo seis pessoas para comporem o efetivo.

Em outras reuniões que trataram do assunto, a prefeitura já sinalizou que quer o Corpo de Bombeiros atuando no município. Para isso, o prefeito Hélio Bunn, apresentou alguns imóveis ao comandante Leão, que poderão servir como sede da unidade. “Estamos empenhados em trazer para Lauro Müller o Corpo de Bombeiros. O que falta agora são seis pessoas da nossa comunidade para atuarem junto com os militares. Nesta reunião, vamos pedir aos nossos empresários que nos ajudem neste sentido”, explicou o prefeito.

Cras capacita voluntárias de grupos da melhor idade

Com o objetivo de fortalecer os laços comunitários entre os idosos e o voluntariado, o Centro de Referência de Assistência Social – Cras de Lauro Müller promoveu uma capacitação para as voluntárias dos grupos da melhor idade do centro, dividida em três módulos.

Durante o processo, articulado pela psicóloga Juliana Piuco, assistente social Marisa Dorigon e coordenadora do Cras, Nivalda Silvestre, foram trabalhados diversos assuntos, entre eles a integração entre as voluntárias, as expectativas para o ano de 2011, o conceito e a importância de ser voluntária e o trabalho em equipe.

No encerramento, realizado na última semana, as voluntárias elaboraram seu cronograma de trabalho e divisão das tarefas para este ano, além de receberem os certificados pela participação.

Hélio Bunn anuncia novos secretários

O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, deve anunciar nesta terça-feira, 1º de março, sua nova equipe de secretários municipais. Com exceção da Administração, Finanças e Planejamento e da Educação, cujos titulares já foram empossados, as demais pastas estão sem titular desde outubro do ano passado, quando todos foram exonerados.

Os nomes para comporem o primeiro escalão, são mantidos em sigilo pelo prefeito. Porém, alguns que ocupavam o cargo até a exoneração, podem voltar. É o caso da Secretaria de Obras, que tudo indica, terá Pedro Delfino Antunes, no comando novamente.

As demais pastas cujos nomes serão anunciados são: Agricultura - Turismo, Cultura, Urbanismo e Meio Ambiente - Saúde - Família e Ação Social.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Grupo de hipertensos e diabéticos recebem exames e orientações

Cerca de 50 participantes do programa Hiperdia, desenvolvido pela Prefeitura de Lauro Müller – através da Secretaria de Saúde -, participaram nesta sexta-feira (25) de uma palestra sobre violência contra idosos. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, e reuniu pacientes hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento na Unidade de Saúde Francisca Korb.
O encontro contou com a participação do Conselheiro Tutelar de Orleans, Junior César Goulart, que abordou assuntos relacionados à violência contra pessoa idosa, entre eles o estatuto do idoso, as possíveis formas de violência e a importância de se denunciar através do disque idoso: 100. Também foi realizada a entrega dos exames de Hiperdia, realizado periodicamente.

De acordo com a técnica em enfermagem, Michelli Giordani, o Hiperdia é um programa que atende hipertensos, diabéticos e idosos acima de 60 anos para promoção da qualidade de vida. Os integrantes do Hiperdia participam durante o ano de exames laboratoriais e recebem diversas orientações para manter uma boa qualidade de vida, além de receberem medicamento para o tratamento de diabetes e hipertensão.

Hélio Bunn é eleito para a presidência da Amrec

A decisão saiu após reunião tensa entre os líderes dos dez municípios que compõem a entidade. O também peemedebista Gentil da Luz, prefeitura de Içara, reivindicava o posto. Da Luz assumirá no segundo semestre de 2011.

Bunn assume a presidência no lugar de Rogério Frigo (PSDB), prefeito de Nova Veneza. “Temos muitas questões importantes, que envolvem os municípios e que serão tratadas em conjunto”, definiu Hélio Bunn.

Entre prioridades, ele citou a regularização do horário de trabalho dos médicos que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) e conclusões de obras em importantes rodovias, como a que liga Cocal do Sul e Morro da Fumaça, Treviso a Lauro Müller e a via que segue para Esplanada, hoje parcialmente em obras no trecho de Içara.

CONSELHO EXECUTIVO
Presidente: Hélio Luiz Bunn - Prefeito de Lauro Muller -PMDB
Vice-Presidente: Gentil Dory da Luz - Prefeito de Içara - PMDB
Secretário: Nilso Bortolatto - Prefeito de Cocal do Sul - PSDB
Tesoureiro: Vanderlei Alexandre - Prefeito de Forquilhinha - PP

CONSELHO FISCAL – Titulares
1. João Réus Rossi - Prefeito de Treviso - PMDB
2. Luiz Carlos Zen – Prefeito de Urussanga - PP
3. Clésio Salvaro - Prefeito de Criciúma - PSDB

CONSELHO FISCAL – Suplentes
1. Baltazar Pellegrin - Prefeito de Morro da Fumaça – PP
2. Douglas Gleen Warmling – Prefeito de Siderópolis - PP
3. Rogério José Frigo – Prefeito de Nova Veneza - PSDB


Fonte: Portal Satc

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Lauro Müller volta a atender em horário normal

A partir da próxima terça-feira, 1 de março, a Prefeitura Municipal de Lauro Müller volta a atender em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No decreto, assinado pelo prefeito Hélio Bunn, consta também o horário de funcionamento da Secretaria Municipal de Obras, que será das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Desde o dia 27 de setembro, a administração estava atendendo em turno único, das 7h às 13h, exceto os serviços considerados essências como coleta de lixo, atendimento nas unidades de saúde e no hospital.

Avicultores discutem mudança de fonte de financiamento

Um grupo de avicultores de Lauro Müller, que estão com projetos de financiamento em andamento junto ao Banco Real, insatisfeitos com a demora na liberação dos processos, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), com técnicos da Seara Alimentos e Secretaria Municipal de Agricultura, a fim de buscar uma alternativa para o impasse.

Em razão do problema, o grupo decidiu que os projetos serão envidados ao Banco do Brasil, que de acordo com o gerente da agência de Lauro Müller, Neivo Alves de Faria, também presente na reunião, os processos devem ser liberados em no máximo dois meses.

A fusão entre os Bancos Real e Santander ocasionou uma mudança na diretoria da instituição de crédito, fazendo com que a liberação dos financiamentos fossem adiadas. “Os avicultores precisam do dinheiro para dar continuidade na instalação dos aviários. Porém, o banco estava com problemas para a liberação”, explica o secretário adjunto de Agricultura, Valmor Maccari.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conselho de Alimentação Escolar aprova contas de merenda

O Conselho de Alimentação Escolar de Lauro Müller (CAE) esteve reunido na manhã desta quarta-feira (23) para discutir a prestação de contas do ano de 2010.

No encontro, realizado no auditório da prefeitura, os conselheiros após análise da documentação, referente ao repasse feito pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para aquisição dos gêneros alimentícios na Merenda Escolar, decidiram por unanimidade pela aprovação das contas.

Conforme a presidente do conselho, Vanderléia Batista Velho, o grupo também tratou sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar. “Pretendemos formar parceria com a Secretaria de Agricultura e Epagri para incentivar os nossos agricultores a ampliarem a produção dos alimentos fornecidos para a merenda”, disse, destacando que o conselho está sempre atento à boa alimentação distribuída às escolas, objetivando o bom resultado pedagógico dos alunos.


Conselho Municipal de Alimentação Escolar

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar é um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, que tem como atribuições analisar as prestações de contas, checar notas fiscais e outros documentos relativos aos gastos dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) transferidos pelo FNDE a cada estado e município brasileiro, verificar a regularidade de abastecimento, qualidade e aceitação da alimentação escolar.

É um instrumento que a sociedade civil dispõe para zelar pelo direito de crianças e adolescentes receberem uma alimentação escolar de qualidade.

Os conselheiros são nomeados por ato legal, de acordo com as constituições estaduais e leis orgânicas do Distrito Federal e municípios. É muito importante que as pessoas sejam escolhidas e indicadas pelo grupo que representam.

Lauro Müller retoma trabalhos com Clubes de Mães e Idosos

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Prefeitura de Lauro Müller, deu início às atividades com os grupos de mulheres das comunidades e bairros do município. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal da Família e Ação Social, coordenado pela responsável pelos programas sociais da pasta, Joyce Vicente Fernandes.

Os assuntos abordados tinham relação com as atividades a serem programadas e realizadas no decorrer deste ano. O prefeito Hélio Bunn, participou da abertura da reunião e desejou boas vindas a todas. “O trabalho voluntário de todas vocês tem sido importante para as centenas de mulheres que participam dos grupos. Na condição de gestor público sou grato a todas”, registrou, entregando em seguida bombom para todas as voluntárias.

De acordo com Joyce Vicente Fernandes, o encontro é o ponta pé inicial de inúmeras atividades programadas para o ano, e a presença do prefeito na reunião fortalece a integração entre coordenação e voluntariado. "Sempre damos início as atividades primeiramente com as voluntárias dos grupos, discutindo com elas a melhor programação para que elas, ao retornarem aos seus grupos, saibam o que repassar e como dar o início as atividades. Esta é uma maneira de planejarmos juntas as ações do ano todo para desenvolver um trabalho ainda melhor", explica.

Entrega de materiais, formação de equipe para apresentar trabalhos no estande da XI Festa do Agricultor, comissão que ficará responsável pela organização da barraca na feira livre e a divulgação da lista de cursos do SENAR disponíveis para Lauro Müller, foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

Nesta quarta-feira, às 14 horas, será a vez das voluntárias dos Grupos da Melhor Idade se reunirem para também definirem o calendário 2011.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hélio Bunn discute projeto para saúde

O município de Lauro Müller em breve estará recebendo a visita do Dr. Roberto Kikawa, idealizador do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) - conhecido como Carreta da Saúde. De acordo com o prefeito Hélio Bunn, que se reuniu com o médico na última semana em São Paulo, o objetivo do projeto é dar à população carente, acesso a exames médicos de média complexidade através do “CIES-Móvel”.

“Em sua visita, Dr. Kikawa irá conhecer um pouco de nossa realidade e tratar da possibilidade de trazer este importante projeto para o município”, destaca o prefeito, acrescentando que aproveitará a vinda do médico a Lauro Müller para apresentá-lo aos prefeitos da Amrec.

Associado aos exames, o CIES trabalha na conscientização da população sobre a própria saúde, principalmente no que diz respeito a cuidados básicos e prevenção de doenças, bem como utilizar de maneira consciente os serviços médicos públicos. Esse processo de "educação" do indivíduo em adquirir conhecimento sobre estes temas permite inserí-lo na raiz dos problemas de saúde comunitária, que é responsabilidade de todos. Os profissionais envolvidos neste projeto têm como fundamento básico a tríade: tratar, educar e prevenir.

Conforme o Dr. Kikawa, a partir do momento em que o paciente recebe um tratamento humanizado e de qualidade, ele apresenta uma melhora rápida. Ao educar o indivíduo ele passa a usar a informação a seu favor, cuidando melhor de si (corpo, alma e espírito) e utilizando os serviços médicos adequados para cada situação.

Roberto Kunimassa Kikawa

Dr. Roberto Kikawa é o mentor do maior centro médico móvel avançado do mundo - Carreta da Saúde -, equipado para fazer diagnósticos em dez especialidades. Com o projeto, Kikawa foi o ganhador do Prêmio Empreendedor Social 2010, realizado pela Folha de São Paulo. Formado em medicina, pela universidade de Londrina (PR), tem especialização em gastroenterologia e mestrado nessa área na USP (Universidade de São Paulo). Kikawa já atuou no renomado hospital Sírio-Libanês e atualmente, é diretor do hospital São Camilo e professor-titular do centro universitário de mesmo nome e dirige o serviço de endoscopia de mais quatro hospitais.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CMDCA inicia trabalhos com cadastramento de entidades em Lauro Müller

Os membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Lauro Muller, reuniram-se nesta quinta-feira (17) para o inicio das atividades de 2011. O objetivo principal do primeiro encontro foi o cadastramento das entidades que atendem direta ou indiretamente crianças e adolescentes no município. “Este processo de cadastramento das entidades é de grande importância, pois é o primeiro passo para a reestruturação do CMDCA em nosso município”, ressalta a presidente do Conselho, Juliana Zanin Piuco.

Na reunião foi formalizado o cadastro das entidades inscritas: Saúde (ESFS), Educação Infantil (Escolas Municipais e Privadas), Escolas de Informática, Pastoral da Criança e APAE. E para finalizar o encontro foi feita uma solicitação ao Conselho Tutelar para que realize visitas às entidades cadastradas e a promoção de trabalhos esclarecedores a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Produtores rurais devem apresentar notas fiscais até dia 28 de fevereiro

Os produtores rurais de Lauro Müller têm até o dia 28 de fevereiro para fazer a prestação de contas da Nota Fiscal do Produtor Rural. A prestação de contas é relativa as notas emitidas em 2010. Considera-se produtor rural a pessoa física que se dedica às atividades de agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, bovinocultura, piscicultura e que realiza operações relativas à circulação de mercadorias.

A prestação de contas é importante para assegurar o repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) do Estado para o Município, no que se refere à produção rural. Atualmente, Lauro Müller conta com cerca de 800 produtores rurais inscritos. O local para entrega das notas é na Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Henrique Lage, no centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Escola de Karatê de Lauro Müller retoma atividades

Após um período de recesso, que durou pouco mais de um mês, a Escola de Karatê de Lauro Müller retomou as suas atividades esta semana com força total comemorando em 2011 o terceiro ano de efetivação no município.

Iniciada em 2009, por intermédio do vereador Pedrinho, a escola mantida pela prefeitura, atende cerca de 30 alunos entre crianças e jovens. Além de proporcionar a prática esportiva, as aulas ministradas pelo professor Luiz Boava, também abordam questões comportamentais e sociais dos alunos.

A escola funciona no prédio da Secretaria da Família e Ação Social, na Rua Orleans, centro, com aulas gratuitas nas segundas e quartas-feiras, às 19 horas.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

15 de fevereiro, uma data que marcou a vida dos lauromüllenses

Quando uma catástrofe natural deixa uma cidade devastada, nem sempre o tempo, por mais longo que seja, consegue apagar certas lembranças. Na última terça-feira (15), a enchente que praticamente destruiu Lauro Müller e outras cidades do Sul do Estado, completou 40 anos.

Lauro Müller sofreu com os estragos causados por duas grandes enchentes em um curto espaço de tempo, uma em 1971 e outra em 1974. Apesar de, felizmente, ter havido apenas seis mortes em 71, os danos imensuráveis daquela época ainda estão na cabeça daqueles que presenciaram a catástrofe.

Em uma chuva de poucas horas, diversas famílias viram seus lares sendo carregados pelo rio que se transformou numa forma violenta, como nunca antes
vista.

Lideranças de Lauro Müller discutem na capital obras na SC-447 e instalação do Corpo de Bombeiros

O prefeito Hélio Bunn, o vice Paulo César Antunes e o presidente da Câmara Pedro Luiz Machado, estiveram em Florianópolis nesta terça-feira (15), onde participaram de duas reuniões. Pela manhã, com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, foi discutido o atraso nas obras de pavimentação da rodovia SC 447, entre Lauro Müller e Treviso.

O presidente do Deinfra garantiu ao grupo que até a divisa com Treviso as obras serão concluídas. Porém a partir desse ponto, o projeto precisa ser alterado em razão da construção da Usitesc. “Estamos buscando uma alternativa. Se for possível fazer um pequeno desvio, talvez um aditivo seja suficiente para não parar a obra”, registrou Meller.

A tarde, as autoridades se reuniram com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel José Luiz Masnik, para discutir a instalação de uma unidade dos bombeiros em Lauro Müller. Foi solicitado ao comandante o efetivo de seis a nove homens para que a instalação aconteça.
“A corporação não dispõe de homens sobrando. Estamos com o efetivo baixo. Podemos fornecer os seis homens que o tenente-coronel Leão prometeu e o município arcar os demais”, explicou o comandante Masnik.

O prefeito Hélio Bunn, viajou a Brasília e na sua volta deve tratar do assunto.

Entidades de Lauro Müller receberão ajuda financeira da prefeitura

APAE, CEDEJOR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, receberão ajuda financeira do município.

Os Vereadores de Lauro Müller aprovaram nesta segunda-feira (14), os projetos de leis que autorizam o Executivo Municipal a transferir os recursos financeiros.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE vai receber R$ 38 mil para custear as despesas de manutenção da entidade. O CEDEJOR vai receber R$ 50 mil. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais R$ 32 mil e o Sindicato dos Servidores R$ 11 mil.

O repasse dos recursos será parcelado e para que as entidades comecem a receber é preciso que o prefeito sancione as leis.

Escola Municipal recebe recursos do PDE-Escola

A Escola Municipal Julio Serafim Gonçalves acaba de receber R$ 10 mil do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). No final de 2010, a escola já havia recebido a mesma quantia.

O dinheiro está sendo usado na compra de móveis, equipamentos, material pedagógico e na e melhoria da estrutura física da unidade de ensino.

No retorno às aulas, nesta segunda-feira (14), professores e alunos ficaram surpresos ao verem que a escola ganhou TV, som, datashow, armários e outros equipamentos, adquiridos com o dinheiro do PDE-Escola.

Para a diretora da unidade de ensino, Rejane Vasielevski Miranda, a verba do Ministério da Educação, proporcionou a escola uma série de benfeitorias. “Conseguimos adquirir uma boa quantidade de livros e outros materiais pedagógicos para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Essa é uma conquista de todos: APP, professores e direção”, explica a diretora.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeito Hélio Bunn viaja a Brasília

O prefeito de Lauro Müller Hélio Bunn viaja a Brasília, nesta terça-feira (15), em busca de recursos para o município. Na agenda do prefeito, entre outros compromissos, estão marcadas reuniões com parlamentares do Estado de Santa Catarina.

Na capital federal, o prefeito Hélio também visitará a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde reivindica recursos para a compra de um caminhão para coleta de lixo. Já no Ministério da Saúde, será tratado a liberação de recursos para a construção da Unidade de Saúde do Bairro Cairú. O prefeito também tem compromissos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Ministério da Pesca e Aquicultura, ocasião em que se reúne com a ministra catarinense Ideli Salvatti.

Antes de viajar a Brasília, o prefeito acompanhado de lideranças do município e região deve participar, nesta terça-feira, de uma reunião com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, onde será discutido o andamento das obras de pavimentação entre Lauro Müller e Treviso.

O retorno do prefeito está previsto para esta quinta-feira (17).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Instalação de unidade do Corpo de Bombeiros em LM depende de efetivo

Reunião realizada nesta manhã, às 9 horas, na prefeitura de Lauro Müller tratou da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar no município. No encontro, estavam presentes o prefeito Hélio Bunn, o vice Paulo César Antunes, o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel João Carlos Leão e os vereadores da bancada do PMDB de Lauro Müller.

Conforme o comandante regional, o que está emperrando o processo é a falta de pessoal para trabalhar. “Uma viatura e seis homens estão disponíveis para instalar a unidade de Lauro Müller. Porém, o ideal seria quinze bombeiros efetivos”, ressalta Leão.

O prefeito deve agendar nos próximos dias uma reunião em Florianópolis com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel José Luiz Masnik, para reivindicar o efetivo necessário para que o Corpo de Bombeiros possa atuar no município.

Na companhia das autoridades o comandante visitou três locais que poderão servir como base para a unidade dos bombeiros: dois no bairro Arizona e um no bairro Bela Vista. Todos localizados as margens da rodovia SC 438.

Empreendedores individuais devem fazer declaração até 28 de fevereiro

Os Empreendedores Individuais de Lauro Müller devem estar atentos ao prazo para fazer a Declaração Anual de Imposto de Renda, que encerra no próximo dia 28 de fevereiro. Aqueles que não fizerem a declaração podem pagar multa e ficar com o CNPJ e o CNPF irregulares.

O processo para fazer a declaração é simples e rápido. Basta acessar o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br, ir na opção do Simples Nacional, ter o número do CNPJ em mãos e informar o faturamento da empresa, a partir da formalização como Empreendedor Individual.

As pessoas que não tem acesso à internet ou que sentirem dificuldade de fazer a declaração podem procurar o Setor de Tributos e Fiscalização da Prefeitura Municipal, das 7h às 13h. Outra alternativa é procurar os escritórios contábeis optantes pelo Simples Nacional que têm a obrigação de realizar a primeira declaração de forma gratuita.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Professores de Lauro Müller se reúnem para organizar início das aulas

Foi com muita alegria e entusiasmo que os professores da Rede Municipal de Ensino de Lauro Müller retornaram para o início de mais um ano letivo. Uma reunião para organização do início das aulas, que começam na próxima segunda-feira, dia 14, foi realizada nesta manhã, no auditório da prefeitura.

A abertura do encontro, contou com a presença do prefeito Hélio Bunn, que pediu empenho dos professores nas escolas e apresentou a nova equipe administrativa da Secretaria de Educação. “Com a implantação do Sistema Positivo, a qualidade da educação nas escolas municipais deu um salto muito grande. Isso só foi possível graças a dedicação dos nossos professores”, disse o prefeito.

Além da Secretária de Educação, Karla Dandolini Masiero, passaram a fazer parte da equipe administrativa da pasta, Marlize Spricigo Crotti e Silvia Vargas Nunes. Duas novas diretoras também foram nomeadas: Raquel Salvador Cristiano (escola de KM 1) e Rosinete Nunes (escola Tia Marli).

Na ocasião, Hélio Bunn, também anunciou que na próxima semana começam as obras de ampliação da escola Julio Serafim Gonçalves, em Barreiro. “Quero informar que já autorizei a construção de mais duas salas de aula na escola do Barreiro. As obras já vão começar na segunda-feira”, registrou.

Ao final da reunião, a secretária Karla Dandolini Masiero, se mostrava satisfeita com o resultado obtido. “Esse foi o primeiro contato que tivemos com todos os professores após o recesso escolar. Eles estão retornando cheios de energia e muita vontade”, comentou a secretária, ressaltando que é comum este tipo de encontro a cada inìcio de ano letivo.

Presença confirmada de César Menotti e Fabiano na XI Festa do Agricultor

A Prefeitura Municipal de Lauro Müller confirmou esta semana a presença da dupla César Menotti e Fabiano na XI Festa do Agricultor, que acontece de 15 a 17 de julho. A dupla, sucesso em todo país, será uma das atrações principais do evento.

"Trabalhamos para escolher artistas que agradem a todos. Afinal, a Festa do Agricultor é uma das maiores festas do município, e por isso tenho certeza que a escolha da dupla Cesar Menotti e Fabiano que é reconhecida nacionalmente, vai fazer um belo show" destacou o prefeito Hélio Bunn, informando que outros shows já estão confirmados, entre eles, Neguinho Emanuel e Os Sócios.

Nomeados novos membros para Comissão Municipal de Trânsito de LM

A nova composição da Comissão Municipal de Trânsito de Lauro Müller foi definida esta semana pelo prefeito Hélio Bunn através de Decreto Municipal.

A CMT é constituída por representantes do gabinete do prefeito, da Secretaria Municipal de Educação, das polícias Civil e Militar, da CDL e do Rotary Club.

A Comissão tem o papel de analisar um conjunto de medidas e alterações no sentido de melhorar as condições de segurança das pessoas, da fluidez do tráfego urbano e das condições de estacionamento de veículos.

O grupo deve se reunir nos próximos dias para formar a nova diretoria que irá conduzir os trabalhos da CMT nos próximos dois anos.

A composição da nova Comissão é a seguinte:

» Gabinete do Prefeito
Titular: José Artur Fernandes
Suplente: Samuel Machado Madeira

» Secretaria Municipal de Educação
Titular: Cleimar Pacheco
Suplente: Mariselma Fernandes Madeira

» Destacamento da Polícia Militar
Titular: 1º Sargento PM Celso Pedro Costa
Suplente: Sd PM Gledson Assis de Oliveira

» Delegacia de Polícia Civil
Titular: Jairo Jose dos Reis
Suplente: Mário Lucio Fernandes

» Rotary Club International
Titular: José Carlos Pescador
Suplente: Sandro Hobold

» CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Lauro Müller
Titular: José Mariot
Suplente: Vamilson da Silva

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hélio Bunn requer administração da iluminação da Serra do Rio do Rastro

O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, neste inicio de ano tem viajado semanalmente a Florianópolis, em busca de recursos para o município. Na viagem desta semana encaminhou junto ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, dois pedidos: o primeiro trata da renovação do convênio para limpeza e roçada das rodovias SC-447 e 438, incluindo a Serra do Rio do Rastro. Já o segundo, requer para o município a manutenção da iluminação da serra, atualmente sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Conforme Hélio Bunn, a reivindicação para que o município faça a manutenção é para que os serviços sejam agilizados. “Hoje quando estamos com algum problema, é preciso contatar diversos órgãos do governo para que depois de um bom tempo o problema seja solucionado. Por isso, queremos que o município fique responsável, para que a manutenção seja feita com frequência”, ressalta o prefeito, feliz pela forma como foi atendido pelo secretário, acrescentando que a solicitação foi encaminha para estudos.

Ainda na capital, o prefeito reuniu-se com o vice-governador Eduardo Moreira, a quem entregou o relatório dos danos causados pelas chuvas no município. Em visita ao presidente da CASAN, Dalírio Beber, o prefeito relatou os problemas que Lauro Müller enfrenta com a falta de água em razão das chuvas que danificaram a represa de captação e adutora da empresa. Na oportunidade também encaminhou dois pedidos: um para a doação de 2,5 mil metros de canos para ampliação de rede de água na localidade de Barreiro e outro para auxílio à XI Festa do Agricultor que será realizada em julho.

Já em reunião com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, Hélio Bunn solicitou uma atenção especial à rodovia SC-438 que há muito tempo não recebe manutenção, situação agravada com as chuvas dos últimos dias. Ainda com Meller, na presença do vice-governador, o prefeito reivindicou recursos para a conclusão da obra do anel viário do município. “Estaremos em breve enviando o projeto de conclusão, que de acordo com nossas autoridades receberá uma atenção especial”, comemora o prefeito.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Programa Empreendedor Individual pode ser agilizado na prefeitura

Percebendo a importância do Programa Empreendedor Individual a Prefeitura Municipal de Lauro Müller continua a realizar o cadastro das pessoas que desejam formalizar seu empreendimento. Até o momento cerca de 40 pessoas do município já foram cadastradas pela prefeitura.

São mais de 400 atividades disponíveis para que os empreendedores possam se formalizar, desde que, tenham receita bruta de até R$ 36 mil por ano. Formalizados, eles pagam uma taxa fixa mensal de até R$ 57,15 por mês e têm direito a CNPJ e cobertura previdenciária como aposentadoria e licença maternidade.

Para se formalizar não é cobrada nenhuma taxa. O chefe do Departamento de Tributos e Fiscalização, Gustavo Camacho, colocou o setor a disposição para orientar e ajudar estas pessoas a conseguirem entrar para a formalidade e esclarecer sobre qualquer dúvida.

Junto ao Banco do Brasil, os empreendedores terão acesso a produtos e serviços que possam facilitar sua permanência no mercado e o SEBRAE estará orientando sobre o processo.

Para conhecer melhor sobre este programa, procure a prefeitura das 7h às 13h ou consulte o site www.portaldoempreendedor.gov.br

Abastecimento d’água em Lauro Müller está comprometido por tempo indeterminado

As fortes chuvas nas encostas da Serra, nos últimos dias, provocaram uma grande enxurrada no Rio Passa Dois em Rio Bonito Alto, região em que a Casan possui o sistema de abastecimento de água para Lauro Müller e Barro Branco.

A força d'água descomunal foi tamanha a ponto de arrancar canos de ferro, destruir o crivo e muro para a captação, deixando o local inacessível. As equipes encontram dificuldades para chegar ao ponto principal da represa.

Máquinas pesadas terão que ser contratadas para remover pedras, barro e outros entulhos que assorearam a represa de captação, e a adutora terá que ser refeita.

Ontem a gerência local da Casan acompanhada por engenheiro da regional de Criciúma e pelo prefeito Hélio Bunn, foram in loco verificar o problema.

Árvores de proporções gigantescas foram arrancadas e pedras enormes deslocadas, demonstrando a força das águas e o que realmente aconteceu no local.

Uma medida paliativa foi adotada pela Casan, com a instalação de uma bomba em um ponto mais a baixo do rio, porém não é suficiente para atender toda população. A bomba tem capacidade para 12 litros por segundo, quando o normal na captação destruída é de 30 litros por segundo.

A empresa prometeu substituir a bomba por uma com capacidade de 20 litros por segundo, o que ainda é pouco para que a água chegue aos pontos mais altos da cidade. Para que as famílias que residem nas partes altas recebam água é preciso que o líquido chegue na caixa de distribuição do morro do hospital, o que não está acontecendo por falta de pressão. A quantidade que vem é toda consumida pelo caminho antes que chegue ao reservatório.

Se não bastasse o problema provocado pela natureza, proprietários de terras próximas da barragem de captação não querem permitir a entrada de homens e máquinas, para realizar os trabalhos de recuperação. Não houve conversa ou acerto ontem com um dos proprietários e o poder público e a Casan devem recorrer ao Judiciário.

Outras três barragens de captação, estas da prefeitura e que abastecem Guatá, Itanema e parte da comunidade de Barro Branco, também foram danificadas pelas fortes chuvas. Porém, a prefeitura já está com equipes nos locais recuperando os estragos. Hoje, a maioria das famílias abastecidas pelas redes municipais já estão recebendo água em suas casas.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Hélio Bunn pleiteia presidência da AMREC

Associação dos Municípios da Região Carbonífera realiza no próximo dia 24 de fevereiro, sua eleição para escolha do novo presidente da entidade. Seguindo o acordo do rodízio entre os partidos, em 2011 o comando da Amrec é do PMDB.

Dos três prefeitos do PMDB que integram a associação: Hélio Bunn (Lauro Müller), Gentil da Luz (Içara) e Juca Rossi (Treviso), Hélio e Gentil já demonstraram interesse em ocupar o cargo.

Caso não haja consenso em torno de um nome, o mandato poderá ser dividido entre os dois pretendentes.

Para 2012, o presidente seria Jacinto Redivo (DEM), prefeito de Orleans. Só que Redivo hoje está fora da Amrec. Orleans pediu licença para ingressar na Amesg. Ele terá que voltar durante 2011, para poder assumir o comando depois.

Prefeito Hélio Bunn participa de reunião na AMREC para tratar do futuro do aeroporto Diomício Freitas

O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, participou na manhã desta sexta-feira (4), de reunião com lideranças políticas, empresariais e representantes da Infraero na sede da Amrec para tratar do futuro do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha.

No encontro uma comissão foi formada por lideranças empresariais e políticas para levar adiante as negociações com o governo do Estado e Infraero, para garantir que a estatal continue administrando o Diomício Freitas.

Nos próximos dias deve ser marcada uma audiência com o Governador Raimundo Colombo, a fim de reivindicar a participação do Governo do Estado na solução do problema.

A Infraero, num comunicado feito ao Governo Estadual havia manifestado a intenção de não renovar o convenio, que encerra dia 26 de março, para administrar o Aeroporto. A estatal alega que não foram cumpridas várias obrigações pelo governo do Estado, e que constavam no termo de compromisso firmado entre as partes.

A comissão é composta pelo secretario de Articulação Nacional Acélio Casagrande, os deputados federais Jorge Boeira, Edinho Bez e Ronaldo Benedet, o deputado estadual Valmir Comin, o secretário Regional Luiz Fernando Cardoso, o presidente da AMREC, prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo, os prefeitos de Forquilhinha Vanderlei Alexandre e de Criciúma Clésio Salvaro, direção da ACIC e CDL de Criciúma além dos empresários Francisco Carvalho, César Smielewski e Venício Neves Pereira.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Lauro Müller e empresa de confecções realizam curso de capacitação

A Prefeitura Municipal de Lauro Müller em parceria com a empresa de confecções, South Shorts, inicia nesta segunda-feira (7) mais uma edição curso de capacitação para operadores de máquina de costura industrial. Com duração de dois meses e a participação de 15 mulheres, as aulas acontecem de segunda à quarta-feira, das 18h às 22h, nas instalações onde funcionam o NEP e o Naes, localizado ao lado da Garagem municipal.

A empresa, que iniciou os trabalhos no município em 2010, necessita de novos profissionais, por isso os alunos que se destacarem durante o curso serão automaticamente contratados.

O aluno de costura adquire conhecimentos sobre as principais técnicas de confecção e a montagem de peças para vestuário. O curso também desenvolve a criatividade de cada aluno, desenvolvendo o senso de bom gosto e estilo de cada um.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Flores ornamentais são alvo de vândalos em Lauro Müller

Uma mistura de estupidez e da ausência de educação em casa fez com que algumas pessoas, certamente despreparadas para viver em sociedade, depredassem dezenas de flores, plantadas nas margens das rodovias que cortam o município de Lauro Müller.

Além do visível vandalismo que destruiu as flores, é possível observar que muitas também foram furtadas. O cenário mais entristecedor é na localidade de Quilômetro Um, onde foi destruído boa parte do trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Turismo e Urbanismo.

O secretário da pasta, Valmor Maccari, acredita que as depredações, na maioria das vezes, são praticadas durante a madrugada, o que dificulta a ação da polícia. “O município se esforça para disponibilizar recursos próprios para por elementos que deixem a cidade bonita e organizada e muitos deles vêm sendo destruídos. Somos nós, contribuintes, que pagamos a conta, da ação de pessoas irresponsáveis, que não têm nenhum compromisso com a cidade onde moram”, lamenta o secretário, destacando que vandalismo é crime e pode dar ao autor alguns anos de prisão.

O prefeito do município, Hélio Bunn, decepcionado com o ocorrido aproveita para fazer um apelo à comunidade para denunciar qualquer suspeita desses atos. “Peço a ajuda e o envolvimento de toda a comunidade, pois acreditamos que a união de esforços vai ser decisiva na solução dessa problemática e refletirá diretamente na imagem de nossa cidade. As flores, lixeiras, bancos e outros patrimônios colocados no município não são da prefeitura, são de todos”, destaca o prefeito.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Prefeitura garante mais um ano de transporte universitário gratuito

Os estudantes universitários e de cursos técnicos de Lauro Müller poderão contar mais um ano com o transporte gratuito. Assim como nos anos de 2009 e 2010, o prefeito Hélio Bunn, cumprindo com suas propostas de governo mantêm o auxílio transporte 100% aos estudantes universitários.

Lauro Müller é uma das poucas cidades da região que prestam este tipo de serviço sem custo algum para os estudantes. São sete ônibus que circulam diariamente, transportando cerca de 350 estudantes para cinco instituições de ensino superior e técnico, nas cidades de Criciúma, Orleans, Tubarão e Capivari de Baixo.

Todo estudante universitário ou técnico que reside na cidade tem direito ao transporte gratuito. Para este ano de 2011, todos os alunos devem ir, a partir da próxima segunda-feira (7), até a Secretaria Municipal de Educação (prédio do antigo SESI), e levarem uma foto 3x4, comprovante de endereço e comprovante de matricula da instituição de ensino para fazer o documento de permissão. A apresentação da carteirinha, no momento em que o aluno entra no veículo, é obrigatória para ter o acesso ao transporte.

Escolas se organizam para receber alunos

Diretores e coordenadores das escolas municipais de Lauro Müller voltaram às atividades essa semana para um primeiro contato com a escola e levantamento da realidade de cada uma visando o início das aulas, no dia 14 de fevereiro, exceto para a Educação Infantil, que retorna na próxima segunda-feira (dia 7). A operação de limpeza e preparação das escolas já está acontecendo. Já na próxima semana toda equipe deve participar de uma reunião, com repasse de informações gerais para o ano letivo e orientações aos diretores e coordenadores de escolas e unidades de educação infantil.

De acordo com a responsável pela Secretaria Municipal de Educação, Valneide da Silva Antunes, o município de Lauro Müller está bem preparado para o início do ano letivo. Vários investimentos foram feitos no ano passado, como a implantação do sistema de ensino positivo, construção de três novas salas de aula na Escola Hilário Pescador, no bairro Sumaré, e uma na Escola de Quilômetro Um, além de reformas em outras unidades.

Outros investimentos estão previstos para este ano, visando o atendimento da rede pública dentro das necessidades e a nova realidade do município, com a implantação do ensino de cinco anos. Este é o primeiro ano do município com o quinto ano, o que amplia o número de estudantes da rede pública municipal, que atualmente conta 1.100 mil matriculados, mas este número deve continuar crescendo.

O transporte escolar e a merenda escolar também já estão organizados para o início do ano letivo de 2011.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prejuízo com chuvas em Lauro Müller passa de R$ 1 milhão

A Prefeitura de Lauro Müller calcula que os prejuízos trazidos pelas chuvas dos últimos dias no município superem a marca de R$ 1 milhão. Bairros e comunidades rurais foram afetados pelas águas que alagaram ruas, comércio e residências. Vários bueiros, pontes e estradas foram danificados. O prefeito, Hélio Bunn, decretou situação de emergência no município de 14.600 habitantes.

Técnicos da prefeitura elaboraram um relatório preliminar sobre os danos, que já foi enviado a Defesa Civil Estadual. “Já enviamos para a Defesa Civil do Estado o relatório das chuvas do dia 19 e 20 de janeiro e agora estamos contabilizando o prejuízo deixado pelas chuvas do último sábado. A princípio a recuperação dos danos passa de um milhão, mas este valor pode aumentar”, informa o prefeito Hélio Bunn.