sexta-feira, 30 de março de 2012

Motoristas capacitados para transporte escolar e de doentes

O Governo de Lauro Müller proporcionou aos 17 motoristas que atuam no transporte escolar e de pacientes da área da saúde, uma capacitação com duração de 50 horas pelo Sest Senat - Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Durante o curso foram abordados temas como direção defensiva, legislação de trânsito, legislação específica, primeiros socorros, meio ambiente, convívio social e relacionamento interpessoal.

Os certificados de conclusão foram entregues nesta quinta-feira (29), no auditório da prefeitura, onde estiveram presentes os motoristas formandos, o prefeito Hélio Bunn, as secretárias de Educação, Karla Dandoline Masiero e de Administração Morgana Fernandes e a secretária adjunta de Saúde, Ema Hofmann Benedet.

“Vocês tem nas mãos uma responsabilidade muito grande, pois conduzem em seus veículos diariamente centenas de crianças, adolescentes e dezenas de pessoas doentes. Esse curso vai somar na vida profissional de vocês, pois o aprendizado, o conhecimento adquiridos durante a capacitação, vocês vão levar pra toda a vida e tenho certeza de que muito será empregado por vocês no dia a dia”, comentou o prefeito.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tigrinhos de Lauro Müller faz bonito na preliminar de Criciúma e Figueirense

O núcleo Tigrinhos de Lauro Müller participou da preliminar no jogo do Criciúma contra o Figueirense, na noite desta quarta-feira (28), no Estádio Heriberto Hülse. Cerca de 20 meninos do Sub-14, jogaram contra os núcleos de Maracajá e Jaguaruna.

Em apresentações com duração de 20 minutos cada, a garotada de Lauro Müller venceu os dois confrontos. Primeiro contra Maracajá pelo placar de 1 a 0, com gol de Gazola, e depois contra Jaguaruna por 2 a 0, gols de Guilherme e Weliton.

Os núcleos de Maracajá e Jaguaruna também se enfrentaram e após os 20 minutos de jogo, os meninos de Maracajá venceram por 1 a 0, com gol de Robson.

Depois da preliminar a garotada dos três municípios permaneceu no gramado do Heriberto Hülse e acompanharam os jogadores do Tigre na entrada em campo e na saudação aos torcedores.

Já nas arquibancadas os meninos e seus coordenadores, além de alguns pais, se juntaram aos cerca de nove mil torcedores que foram ao estádio Heriberto Hülse assistir os 2 a 0 do Criciúma contra o Figueirense.

Líder

O Criciúma assumiu a liderança do segundo turno do Campeonato Catarinense. Com a vitória sobre o Figueirense por 2 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Heriberto Hülse, o tricolor chega a 15 pontos e abre dois de Figueira e Joinville. O Criciúma vai a Joinville, no domingo, defender o primeiro lugar diante do JEC.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Edital de convocação das entidades para indicação dos membros que escolherão os conselheiros tutelares

O (a) PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA – de Lauro Müller-SC, no uso de suas atribuições Legais conferidas pela Lei nº 8.0690 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - artigos 131 a 135, combinados com as Leis Municipais nºs 968/96, 1.078/01 e 1378/06, e RESOLUÇÃO CMDCA Nº 01/2012, de 01/03/2012, CONVOCA:

As entidades comprovadamente constituídas e em pleno funcionamento a mais de 01 (um) ano (apresentar atestado de funcionamento firmado por autoridade Federal, Estadual ou Municipal) e abaixo relacionadas para nomearem cada uma delas um Representante Legal para participar do PROCESSO ELETIVO das (os) 05 (cinco) CONSELHEIRAS (OS) TUTELARES do Município de Lauro Muller-SC, para o triênio julho de 2012 a julho de 2015, que será realizado às 18 horas do dia 25/06/2012, tendo como local o auditório da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, sito à Rua Walter Veterli, nº 239, bairro Centro.

Confira o edital completo no site oficial do município: www.lauromuller.sc.gov.br

Governo do Estado autoriza Edital para conclusão da SC-447 e Anel Viário de LM

O Governo do Estado de Santa Catarina autorizou nesta terça-feira (27), o Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, a fazer o lançamento do Edital da obra de pavimentação asfáltica, terraplenagem, drenagem, obras de arte, sinalização e obras complementares, no trecho restante da rodovia SC-447, numa extensão de 6,1 quilômetros, desde a localidade de Forquilha até o Centro de Treviso.

No mesmo Edital está prevista também a obra do Anel de Contorno Viário de Lauro Müller, numa extensão de 870 metros, que vai ligar as SCs 447 e 438.

A informação foi recebida com alegria pelo prefeito Hélio Bunn. “Desde que assumimos o governo do município, eu e o vice Paulo César, vínhamos cobrando das nossas autoridades estaduais, especialmente do vice-governador Eduardo Moreira, a conclusão destas duas obras. Para nossa felicidade o governo autorizou o Edital e agora é questão de cumprir os prazos estabelecidos na Lei para que vejamos as maquinas trabalhando nestes locais”, comemora o chefe do executivo lauromüllense.

terça-feira, 27 de março de 2012

Congresso Técnico define 4º Campeonato Municipal de Bocha em Duplas

Com a presença de cerca de 20 bochofilos, foi realizado pela CME de Lauro Müller, na noite desta terça-feira (27), às 19h30min, nas dependências do Bar do Grizzo, no Bairro Arizona, o Congresso Técnico do 4º Campeonato Municipal de Bocha em Duplas.

Durante o encontro ficou definido que a competição terá início no dia 10 de abril, com a primeira rodada sendo disputada na cancha do Bar do Nél, em Guatá. Ao todo se inscreveram 16 equipes (mesmo número de times da edição de 2011) que foram divididas em duas chaves de oito. Pelo regulamento, classificam quatro times de cada chave.

As rodadas serão realizadas sempre as terças e sextas-feiras, a partir das 19 horas, nas canchas dos bares do Grizzo, no Arizona e do Nél, em Guatá.

Além dos troféus e medalhas, os bochofilos brigam também por uma premiação em dinheiro, que a principio é de R$ 1,8 mil. A CME também vai aproveitar a competição para selecionar os atletas que irão compor o time de Lauro Müller que irá disputar a fase classificatória dos Jogos Abertos de Santa Catarina deste ano.

Escolas garantem classificação para o microrregional dos Jesc

O município de Lauro Müller realizou nesta terça-feira (27), no Ginásio de Esportes Nelson Righetto, a segunda etapa dos Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC – Fase Municipal. Foram realizados os jogos nas modalidades de Voleibol (F), Handebol (M e F), Tênis de Mesa (M e F) e Xadrez (M e F).

Participaram da competição as escolas Visconde de Taunay, do centro; Ernani Cotrin, de Guatá; Lígia Chaves Cabral, de Itanema; Emília Mamede Soares, de Barro Branco; e José Heleodoro Barreto Junior, do Arizona.

Depois de um dia inteiro de jogos, a escola Visconde de Taunay garantiu classificação para a fase microrregional dos Jesc, em Içara, de 9 e 14 de abril, no Tênis de Mesa masculino e feminino, além do Futsal masculino que já havia classificado no dia 21 de março. Já a escola José Heleodoro Barreto Junior, classificou as equipes de Xadrez feminino e Handebol masculino, além do Atletismo, já que foi a única a se inscrever na modalidade. Enquanto que a escola Emília Mamede Soares, garantiu a classificação no Xadrez masculino e no Handebol feminino, bem como, no Basquete masculino, por ter sido a única a inscrever a modalidade.

Devido a falta de tempo, já que os jogos precisaram terminar às 17 horas, em razão do horário do transporte escolar dos alunos, a decisão no Voleibol feminino ficou para o dia 3 de abril, a partir das 13h15min, no ginásio Nelson Righetto.

Lauro Müller discute saneamento básico em audiência pública

O Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Lauro Müller foi tema de uma audiência pública, realizada no Salão de Festas da Igreja Matriz, na noite desta segunda-feira (26). Representantes da Prefeitura Municipal, técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – Ipat (responsável pela execução do projeto), e algumas pessoas do centro da cidade e comunidades vizinhas, discutiram questões a respeito do plano que será executado no município. A comunidade participou, esclareceu dúvidas e ofereceu sugestões para a obra.

Um diagnóstico da situação do município, incluindo um estudo populacional foi apresentado na ocasião. A discussão do tema é para a elaboração de um plano preliminar de concepção do projeto a ser aprovado pela administração pública.

De acordo com a analista ambiental, engenheira Morgana Levati Valvassori, que coordenou os trabalhos na audiência, este primeiro momento, é de troca de idéias e sugestões, para que se possa estabelecer algumas metas para melhoria no serviço. “A execução do Plano de Saneamento Básico vai melhorar a qualidade de vida da população e diminuir o número de endemias que podem surgir com a má qualidade de água servida, além de outros inúmeros benefícios”, ressaltou a analista.

A elaboração do projeto é um processo naturalmente longo e ainda será debatido em outras ocasiões para ser finalizado.

Mais duas audiências nesta semana

Para esta semana mais duas audiências públicas já estão agendadas. Uma vai acontecer nesta terça-feira (27), às 19 horas, em Guatá. O encontro será realizado no Salão de Festas da Capela Nosso Senhor do Bom Fim e será destinado também para os moradores de: Guatá de Baixo, COHAB, Centro, Barreiros, Rocinha de Cima, Rocinha do Meio, Novo Horizonte, Rio Apertado, Cabo Aéreo, Rio do Rastro, Vargem Grande, Rio da Vaca, Lajeado, Rio Capivaras do Meio e Rio Capivaras Alto.

Para encerrar esta primeira etapa de discussões, a terceira audiência será realizada na quinta-feira (29), às 19 horas no Salão de Festas da Capela Santa Bárbara, em Barro Branco, para moradores daquele distrito e de Rio Bonito, Mina Nova, Farroupilha, Palermo, Rio Bonito Alto, Rio Queimado, Portão, Santa Rosa, Itanema e Figueira.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Goleada e 35 gols na segunda rodada do Intercolonias de Futsal

A média de gols continua alta no 3º Campeonato Municipal Intercolonias de Futsal - Taça Gaspar Mathias (in memoriam), promovido pela CME de Lauro Müller. Na segunda rodada, disputada neste sábado (24), no Ginásio de Esportes Nelson Righetto, a rede balançou 35 vezes, sete a menos que na primeira rodada, quando foram feitos 42 gols.

No sábado também foi registrada a maior goleada da competição até aqui, 13 a 3. O placar aconteceu no primeiro jogo da noite, valido pelo grupo B, com o Novo Horizonte derrotando o Rio da Vaca. Josué (4), Ronildo (2), Leoni (3), Juliano (2), Liomar e Ismael fizeram os gols que garantiram a vitória do Novo Horizonte. Enquanto que Rodrigo, Leandro e Luciano marcaram para o Rio da Vaca. É a segunda vez que o time perde de goleada. Na estréia levou de 10 a 2 do KM 107.

Na segunda partida da noite, também pelo grupo B, o KM 107 venceu por 4 a 1 o Rio Amaral, com gols de Luiz, Marcos, Enio e Guilherme, que foi expulso por reclamação após ter cometido uma falta. O gol de honra do Rio Amaral foi anotado por Cassiano.

Após estar perdendo por quatro a zero, a Rocinha soube correr atrás do prejuízo e arrancou um empate diante do Morro da Palha “A”, no terceiro confronto da rodada, valido pelo grupo A, fazendo 4 a 4 no placar. Foi o jogo mais emocionante e polêmico da noite. Terminou inclusive com duas expulsões, um atleta de cada time. Os gols do Morro da Palha “A” foram anotados por Vandré, Mauricio (2) e Daniel. Já para a Rocinha, marcaram Leandro (2), Leonardo e Douglas. Os jogadores expulsos foram: o goleiro do Morro da Palha, Arilton e Leandro da Rocinha, ambos por reclamação.

E para finalizar a rodada, se enfrentaram pelo grupo A, Santa Rosa que perdeu para Rio Capivaras Alto por 5 a 1. Felipe, Dener, Pedro e João Paulo duas vezes, marcaram os gols do Rio Capivaras Alto. Valdenilson fez o único gol da Santa Rosa.

A rodada do dia 31 de março será realizada no Ginásio da Comunidade de Rio Capivaras Alto, um ônibus para transportar atletas e torcedores, sairá às 17h30min de frente do Ginásio Municipal Nelson Righetto.

Ministério Público arquiva inquérito que investigava Plano Diretor

Na última semana a Promotora de Justiça da Comarca de Lauro Müller, Claudine Vidal de Negreiros da Silva, decidiu pelo arquivamento do Inquérito Civil que apurava denuncia de irregularidades no processo de elaboração do Plano Diretor de Lauro Müller.

Após a tomada de depoimento de testemunhas e inúmeras diligências a autoridade judicial apurou que a denuncia feita de forma anônima não procede e foi fundamentada em meras suposições de irregularidades e não em indícios razoáveis de prova.

O Inquérito foi instaurado em maio do ano passado, após o Ministério Público ter recebido denuncia anônima de que o processo de elaboração do Plano Diretor do município não teve a participação popular, além da falta de publicidade na licitação que contratou a assessoria para auxiliar na montagem do mesmo.

No seu despacho a promotora alega que não há qualquer indicio de que houve cerceamento de informações ou impedimento da participação da população na criação do Plano Diretor, tampouco de que houve qualquer tipo de fraude à licitação para a contratação de assessoria. “Além disso, o denunciante sequer se identificou, o que recomenda uma análise cautelosa do teor, especialmente em se tratando de feito que pode englobar interesses políticos partidários”, ressalta.

Creche do Cairú recebe os últimos serviços para ser entregue à comunidade

Equipes das secretarias municipais de Obras e Turismo da Prefeitura de Lauro Müller vão intensificar, a partir desta segunda-feira (26), os trabalhos para a conclusão das obras da Creche que está sendo construída no Bairro Cairú. Na manhã de hoje, o prefeito Hélio Bunn e o vice, Paulo César Antunes estiveram no local definindo os últimos serviços para concluir a obra. Também participaram das discussões finais do projeto os secretários, de Obras, Pedro Delfino; de Turismo, Valmor Maccari; e do departamento de compras, Renato Citadin.

“Estamos finalizando a construção da caixa d’água. Agora já vamos começar a construir o muro e preparar o pátio ao redor da creche, onde será plantado grama e em outras partes colocado areia”, explicou o chefe do Poder Executivo, informando que a obra deverá ser inaugurada no mês de maio.

“Essa obra apresentou inúmeros problemas, desde o processo de licitação, que demorou a ser aberto, até a própria construção, já que a primeira empresa desistiu em pleno andamento dos serviços. Apesar desses contratempos, estamos concluindo a obra, que sem dúvida contribuirá com a população de Lauro Müller”, afirmou o prefeito.

A nova creche, com 1,1mil m² de área construída, está localizada na Rua S/D 22, no Bairro Cairú. O espaço físico da edificação é composto por um bloco administrativo, blocos de serviços, pedagógicos, multiuso, pátio coberto, anfiteatro e playground. O local terá capacidade para atender 112 crianças de 4 meses a 6 anos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Definida data para eleição de conselheiros tutelares em Lauro Müller

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, de Lauro Müller divulgou nesta quinta-feira (22), Edital convocando entidades do município para indicar representantes para participar do processo de eleição dos cinco conselheiros tutelares para o triênio de 2012 a 2015.

De acordo com a presidente do CMDCA, Marlize Spricigo Crotti, ao todo são convocadas a participar do processo, 41 entidades. Ela também informa que a eleição vai acontecer no dia 25 de junho deste ano, às 18 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.

Os interessados em concorrer a uma das vagas de conselheiro tutelar deverão fazer a inscrição no posto do SINE, anexo a prefeitura, no período de 02 a 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar envelope lacrado, endereçado a presidente do CMDCA, contendo os seguintes documentos: Curriculum Vitae; Cópia do RG; Cópia do CPF e Cópia do Título de Eleitor.

Os candidatos deverão atender ainda aos seguintes requisitos: Reconhecimento de Idoneidade Moral; Idade superior a 21 (vinte e um) anos; Residir no município de Lauro Muller por mais de 05 (cinco) anos; Reconhecida experiência no trato com a defesa ou atendimento dos direitos da criança e adolescente; Não estar o candidato sendo reconduzido ao Conselho pela segunda vez.

Crianças recebem orientações sobre a importância da água para a vida

O tema “Água” atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar. Daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.

Levando em conta a necessidade de conscientizar as crianças sobre a importância da água para a vida, a Fundação Ambiental Municipal – FAM e EPAGRI de Lauro Müller desenvolveram nesta quinta-feira (22), ações de orientação na Escola Municipal Lígia Chaves Cabral, em Itanema.

Técnicos dos dois órgãos explicaram aos alunos que praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que se vive, é um exemplo disso. “A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água”, destacou a bióloga da FAM, Beatriz Wesller.

O grupo também ressaltou que o corpo humano é formado por 70% de água, fator que mostra sua importância na vida das pessoas. Além de acentuar que atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.

Outra forma de despertar a atenção das pessoas foi uma fonte jorrando água e dois banners com dizeres sobre a importância de racionar o precioso liquido, instalados no hall de entrada da prefeitura.

Ações de preservação

A FAM está desenvolvendo em Lauro Müller um projeto para a recuperação de áreas de preservação permanente de nascentes em propriedades rurais do município. O projeto é fruto de um convênio no valor de R$ 40 mil reais assinado em 2011 com a 1ª Vara Federal de Criciúma.

Ao todo serão recuperadas sete áreas no interior do município, cada uma com um custo aproximado de R$ 4 mil reais. “Lauro Müller apresenta muitas propriedades rurais que utilizam água oriunda de nascentes para o consumo humano. Entretanto, grande parte dessas nascentes se apresentam desprovidas de mata ciliar, que na maioria dos casos foi derrubada para o desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias”, explica Beatriz Wessler.

As nascentes que serão recuperadas estão localizadas em Morro da Palha, Rio do Rastro (duas), Rocinha do Meio, Rio Capivaras Alto (duas) e Rio Amaral Primeiro. Nas áreas serão plantadas 13,5 mil mudas de árvores nativas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Lauro Müller realiza etapa municipal dos JESC

O Ginásio de Esportes Nelson Righetto, em Lauro Müller, recebeu nesta quarta-feira (21), os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) – Fase Municipal. Professores, diretores, pais e alunos, além de autoridades municipais e regionais marcaram presença na abertura do evento, às 8h45min.

Além do prefeito Hélio Bunn e sua equipe administrativa, compareceu o integrador esportivo da Fesporte, Euclides Biazotto, que destacou a importância do esporte na vida das crianças e jovens. “Vocês professores tem uma responsabilidade muito grande em suas mãos, que é encaminhar estas crianças e jovens para uma vida saudável. Por meio do esporte, independente da modalidade, isso é possível. Então vamos trabalhar para formar cada vez mais, bons cidadãos”, destacou Biazotto.

O prefeito registrou que sua administração está investindo forte no esporte por entender que este é o caminho mais curto para impedir que as crianças e jovens acabem entrando para o mundo das drogas e da criminalidade. “Não medimos esforços para incentivar a prática esportiva no município. Para isso, mantemos em atividade escolinhas de futebol de campo e de futsal, oficinas de basquete, capoeira e karatê e agora também a escolinha de voleibol feminino, que estava desativada havia oito anos”, ressaltou o chefe do executivo municipal, acrescentando que a prefeitura realiza ainda durante o ano uma série de competições esportivas.

Durante a cerimônia de abertura, alunas da Escola Municipal Hilário Pescador, fizeram a apresentação da dança do frevo. Com uma coreografia que impressiona pela combinação de movimentos corporais com a flexibilidade, o equilíbrio, o ritmo, a coordenação e a agilidade, a apresentação foi aplaudida de pé pelos presentes.

Nesta quarta-feira, foram realizados os jogos da modalidade de futsal masculino. As demais modalidades de Voleibol (F), Handebol (M e F), Tênis de Mesa (M e F) e Xadrez (M e F), serão disputadas no dia 27 de março.

Participaram da competição as escolas Visconde de Taunay, do centro; Ernanni Contrin, de Guatá; Lígia Chaves Cabral, de Itanema; Emília Mamede Soares, de Barro Branco; e José Heleodoro Barreto Junior, do Arizona.

A Escola Visconde de Taunay manteve sua hegemonia e mais uma vez foi campeã invicta da fase municipal e vai representar Lauro Müller na etapa microrregional dos JESC, em Içara, de 9 e 14 de abril. O segundo lugar ficou com a escola Ernani Cotrin e o terceiro com a Emilia Mamede Soares.

Pastoral da Criança recebe recursos para fabricação da multimistura

A Pastoral da Criança de Lauro Müller vai receber da Prefeitura Municipal o repasse de recursos financeiros na ordem de R$ 5,5 mil para aquisição de matéria prima para a produção do suplemento alimentar multimistura. A entidade vai receber os recursos em cinco parcelas mensais de R$ 1,1 mil. Lei autorizando o repasse já passou pela Câmara e foi sancionada pelo prefeito Hélio Bunn.

Desde que assumiu o governo do município, o atual prefeito mantém a parceria com a entidade que tem papel relevante na sociedade lauromüllense, contribuindo na orientação alimentar de centenas de pessoas junto às ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Composta de farinhas e cereais, farelo de trigo e de arroz, pós de folhas verde-escuras, de sementes e de casca de ovo, a chamada farinha multimistura tem por objetivo enriquecer a alimentação do dia a dia das famílias, com a maior variedade possível de alimentos disponíveis na própria região.

Em Lauro Müller, são produzidos cerca de 300 kg de multimistura a cada três meses. O trabalho é desenvolvido por dezenas de voluntárias, que distribuem o suplemento alimentar nas comunidades. Além disso, elas encaminham crianças e gestantes ao serviço de saúde para tratar as doenças associadas à desnutrição.

terça-feira, 20 de março de 2012

Prefeito Hélio Bunn comemora os resultados apontados

Questionado pelo Portal Sul in Foco sobre os índices Firjan, de Gestão Fiscal, onde Lauro Müller conseguiu destaque, o Prefeito Municipal diz ter ficado de maneira geral muito satisfeito com os resultados. "Estes índices mostram que estamos de maneira geral fazendo uma boa gestão municipal, além, de mostrar que na área de investimentos fomos considerados como Gestão de Excelência", comemora Bunn.

O Sistema FIRJAN, é considerado pelo prefeito, como de suma importância, pois serve para que a população possa acompanhar a gestão fiscal dos seus municípios e comparar os resultados. "Estes índices mostram que estamos no caminho certo, ao contrário do pensamento derrotista de alguns, que gostam de destacar somente os problemas do município", cutuca o prefeito.

Hélio Bunn também falou do índice relativo "Receita Própria", onde, o município de Lauro Müller apresentou conceito "D", classificando como um dos maiores desafios de algumas administrações públicas. "Sabemos que precisamos melhorar com relação a Receita Própria e vamos melhorar, hoje é um de nossos maiores desafios, entretanto, é importante que se diga que não estamos sós, o próprio estudo mostra que 83% dos municípios brasileiros estão nesta condição", conclui.

Fonte: Portal Sul in Foco

Lauro Müller se destaca entre os municípios da Amrec no índice “Firjan” de Gestão Fiscal

Entre os onze municípios que compõe a Região Carbonífera, Lauro Müller mais uma vez foi destaque no índice Firjan, desta vez de Gestão Fiscal. Esta é uma nova ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal é composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. O indicador tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O município de Lauro Müller se destacou, ao lado de Forquilhinha, no índice relativo a “Investimentos”, onde obteve o conceito “A”, considerado como “Gestão de Excelência”. O IFGF Investimentos, indicador que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida, confirmou que, em um ambiente de elevadas despesas correntes, tem sobrado pouco espaço para os investimentos capazes de promover o bem-estar da população. O estudo constatou que metade dos municípios foi avaliada com conceito C e D. Essas prefeituras aplicaram, em média, 7% da receita em investimentos, percentual equivalente a 1/3 do investido pelas que foram avaliadas com conceito A e B, caso de Lauro Müller.

Já no índice geral, o município lauromullense está na 6ª posição, conceito “B”, que classifica o Município como “Boa Gestão”, ficando a frente de Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga, Treviso e Cocal do Sul.

Em “Receita Própria” Lauro Müller obteve conceito “D”

Por outro lado, o índice relativo à “Receita Própria”, o município de Lauro Müller apresentou conceito “D”. Este indicador mede o total de receitas geradas pelo município em relação ao total da receita corrente líquida.

A posição do município de Lauro Müller com relação a “Receita Própria” não é diferente da grande maioria dos municípios brasileiros que apontam grande dependência nas transferências de recursos das outras esferas de governo. A maioria absoluta dos municípios (83%) foi avaliada com conceito “D” em 2010. Isso significa que 4.372 prefeituras geraram menos de 20% de sua receita, sendo os demais recursos transferidos por estados e União. Apenas 119 prefeituras (2,3%) obtiveram conceito A e 212 (4%), conceito B no IFGF - Receita Própria.

Confira a tabela no site oficial do município:
www.lauromuller.sc.gov.br

segunda-feira, 19 de março de 2012

Intercolonias de Futsal começa com muitos gols

O Ginásio Municipal de Esportes Nelson Righetto foi palco na noite deste sábado (17) da abertura do 3º Campeonato de Futsal Intercolonias de Lauro Müller - Taça Gaspar Mathias (in memoriam). A cerimônia contou com a participação de representantes do governo do município, além do filho do homenageado, Afonso Mathias, dos jogadores e comunidade em geral.

A rodada de abertura teve 42 gols em quatro jogos. O jogo de estréia foi emocionante do começo ao fim. O bicampeão Rio Capivaras Alto enfrentou a Rocinha e perdeu de virada por 7 a 6, com gols de Ednaldo (2), Felipe, Pedro, Cláudio e Edgar. Os gols que garantiram a vitória para a Rocinha, saíram dos pés de Leonardo, que marcou quatro vezes e Leandro (3).

A segunda disputa foi entre a comunidade de Farroupilha, que venceu pelo placar de 6 a 3 a equipe de Santa Rosa. Marcaram para Farroupilha, Bismarque (3), Cledoir, Adilson, Andrei. Já os gols de Santa Rosa foram anotados por Alexandre (2) e Maicon.

No terceiro jogo, Rio Amaral perdeu para Morro da Palha B por 6 a 2. Marcaram para Rio Amaral, Fabio e Adriano. Pelo Morro da Palha B, balançaram a rede, José (4), Daniel e Eder.

E no último jogo da noite o KM 107 passeou em quadra e goleou por 10 a 2 o Rio da Vaca. Evandro (3), Everton (3), Enio (2), Eder (2) e Guilherme, foram os autores dos gols da vitória do KM 107. Daniel e Tiago marcaram para o Rio da Vaca.

A competição reúne apenas atletas das comunidades rurais do município, sendo que neste ano dez equipes estão na disputa, que nesta edição bateu recorde em participação. O campeonato será em turno e returno, classificando-se quatro equipes para o cruzamento final.

Esta terceira edição do Intercolônias reúne atletas das comunidades de: Rio Capivaras Alto, Novo Horizonte, Rocinha, KM 107, Santa Rosa, Farroupilha, Rio Amaral, Rio da Vaca, Morro da Palha 1 e Morro da Palha 2.

Todas as rodadas acontecem aos sábados a partir das 18 horas, no Ginásio de Esportes Nelson Righetto.

sexta-feira, 16 de março de 2012

3º Intercolonias de futsal começa neste sábado em Lauro Müller

A Comissão Municipal de Esportes – CME de Lauro Müller vai realizar neste sábado (17) a abertura do 3º Campeonato Municipal Intercolonias de Futsal. A solenidade de estréia vai acontecer a partir das 18 horas no Ginásio de Esportes Nelson Righetto, onde estarão reunidas as dez equipes que irão disputar a competição.

Para essa edição o campeonato vai reunir atletas das comunidades de: Rio Capivaras Alto, Novo Horizonte, Rocinha, KM 107, Santa Rosa, Farroupilha, Rio Amaral, Rio da Vaca, Morro da Palha 1 e Morro da Palha 2.

Para o presidente da CME, Edmundo Volnei Bernardino, este ano a competição deve movimentar ainda mais o esporte amador do município. “A cada ano estamos tendo mais participação das comunidades, a primeira edição teve a participação de seis equipes, desta vez estão inscritas dez. Esta edição do campeonato promete ser um sucesso”, destaca Bernardino.

Quatro jogos irão acontecer já no sábado. O primeiro confronto será entre Rio Capivaras Alto e Rocinha. Em seguida, Santa Rosa enfrenta Farroupilha. A terceira disputa será entre Morro da Palha 2 e Rio Amaral. E no último jogo da noite se enfrentam KM 107 e Rio da Vaca. Todas as rodadas irão acontecer aos sábados a partir das 18 horas no Ginásio Nelson Righetto.

Agricultores de Lauro Müller recebem apoio da prefeitura na produção de silagem

A prefeitura municipal de Lauro Müller, por meio da secretaria de Agricultura, executa diversos programas e ações de apoio à bacia leiteira do município, uma das maiores da região. Neste período, o trabalho se concentra na produção e armazenamento da silagem de inverno.

Entre os beneficiados pelos incentivos está o agricultor Jesus Silvestre, da comunidade de Rio Capivaras Alto. Nesta quinta-feira (15) a secretaria de Agricultura realizou em sua propriedade, a colheita de 2,5 hectares de milho, que foram transformados em silagem. O mesmo diz que graças ao apoio da prefeitura municipal com as máquinas, a produção da silagem é feita em pouco tempo e sem muito esforço físico, diferente do passado quando usava carro de boi para transportar o milho colhido manualmente, até um galpão onde estava o picador.

Conforme o secretário de Agricultura, Eduardo Righetto, que esteve na propriedade acompanhando o trabalho, no atual governo o setor agrícola voltou a crescer no município com a adoção da política de apoio e incentivos pela administração municipal. “Atendemos mais de 700 famílias na área rural, prestando diversos serviços, que vão desde um bueiro ou mata burro, até o preparo do solo, plantio, colheita e a estrada para escoar a produção. No caso do subsídio com horas de máquina, o apoio da administração municipal representa uma economia para o agricultor em média 70% dos custos de produção”, ressalta o secretário.

Jesus Silvestre, que é aposentado das minas de carvão, possui uma pequena propriedade com 17 hectares, mantida por ele, a esposa dona Zulamar e dois filhos, Edgar e Ednaldo. Sua fonte de renda vem da produção de leite, que atualmente é de dois mil litros/mês. “Eu ainda produzo pouco, tem gente produzindo até sete mil litros por mês”, enfatiza o agricultor, registrando que está investindo na melhora genética e ampliação do rebanho, que atualmente é de dez vacas Holandesas e Jerseys cruzadas.

Família unida

Quando as tarefas aumentam ou acumulam na propriedade, o agricultor conta com a ajuda do irmão, José Silvestre, que é seu vizinho. “O Jesus e eu sempre fazemos isso, quando um precisa o outro ajuda. Hoje estou aqui ajudando a fazer o silo para ele, amanhã ou depois quando eu precisar de ajuda na minha propriedade que fica aqui ao lado basta chamá-lo que ele vai ao meu auxílio”, comenta José.

Reuniões buscam interação de pais com ambiente escolar

Oferecer um ambiente seguro, descontraído, confortável e acima de tudo com a presença e a participação da família na escola, é primordial para o aprendizado e desenvolvimento do aluno. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Lauro Müller está realizando uma série de reuniões com a presença dos pais de alunos nas 20 escolas da rede municipal de ensino.

As reuniões iniciaram na última segunda-feira (12) e encerrarão no próximo dia 22 de março. Ao todo, serão dez dias de encontros.

Durante as reuniões, conduzidas pelos diretores das escolas, o quadro de professores é apresentado aos pais que também são informados sobre as normas de funcionamento da escola, calendário de eventos e projetos.

Em algumas escolas, a convite da direção, representantes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, também participam das reuniões, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos pais, quanto ao comportamento dos filhos na escola e em casa.

Os encontros são acompanhados pela psicóloga, Juliana Zanin Piuco e pelas coordenadoras pedagógicas Marlize Crotti e Silvia Vargas, da Secretaria Municipal de Educação.

Na noite dessa quarta-feira (14), a reunião aconteceu na Escola Municipal Emília Mamede Soares, no Distrito de Barro Branco. Mais de 120 pais e mães atenderam o chamamento da escola e compareceram ao encontro.

De acordo com a coordenadora Marlize Crotti, a reunião atingiu o seu objetivo, pois segundo relato de alguns pais, as reuniões na escola costumavam registrar baixa participação e agora isso está mudando. “A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Desta forma, ressaltamos a necessidade da presença efetiva dos pais no ambiente escolar”, enfatizou a coordenadora.

terça-feira, 13 de março de 2012

Governo libera mais de R$ 500 mil para Lauro Müller

Com o auditório da Prefeitura de Lauro Müller lotado, o secretário de Desenvolvimento Regional da SDR de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso e o prefeito Hélio Bunn, assinaram na tarde desta segunda-feira (12), cinco convênios que juntos somam mais de R$ 500 mil reais em recursos para o município. O dinheiro será aplicado em obras de infraestrutura e na saúde.

Participou do ato, que teve inicio às 16h30min, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB), delegado de polícia da Comarca de Lauro Müller, Ivaldo Gregório Inácio, vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, padre Valmor Della Giustina, além de vereadores, secretários municipais e convidados.

“Esses recursos vão possibilitar que façamos obras importantes para a nossa população, mas dois desses convênios mereceram nossa atenção especial: é o caso da ambulância para o nosso hospital e a compra de móveis e equipamentos para o posto de saúde do bairro Cairu. Apesar de todas as pedras pelo caminho, nossa administração tem se empenhado para oferecer serviços de saúde com qualidade para o nosso povo”, destacou o prefeito Hélio Bunn.

Para a capela mortuária, que será construída no distrito de Barro Branco, serão investidos R$ 130 mil reais. Deste valor a Prefeitura de Lauro Müller entra com a contrapartida de R$ 32,5 mil reais.

O convênio para a aquisição da ambulância para o Hospital Henrique Lage é no valor de R$ 117,5 mil reais, dos quais R$ 29,5 mil reais é a contrapartida do município.

Enquanto que para a compra de equipamentos e materiais permanentes para a unidade de saúde do bairro Cairu é de R$ 60 mil reais, com uma contrapartida da prefeitura de R$ 15 mil.

Para o término da galeria pluvial do bairro Sumaré serão destinados R$ 92 mil reais, sendo R$ 23 mil reais de contrapartida da prefeitura.

Já para a construção de uma pista de skate, o valor do convênio será de 120 mil reais, com uma contrapartida do município de R$ 30 mil reais.

A liberação dos convênios teve a intermediação, além da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), dos deputados Dado Cherem (PSDB) e do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cras de Lauro Müller promove oficina de Manicure e Pedicure

Inicia nesta terça-feira, dia 13 de março, às 13h30min, a oficina de Manicure e Pedicure promovida pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Lauro Müller. A oficina contará com a participação de dez mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família.

"Fazer um curso gratuito de Manicure e Pedicure é a oportunidade de iniciar ou aprimorar uma profissão que pode garantir uma renda mensal considerável e que possui boas perspectivas a médio e longo prazo. A profissional que trabalha com Manicure e Pedicure sempre encontra clientes, em qualquer bairro de qualquer cidade", ressalta o psicólogo do Cras, Rodrigo Kruel.

O psicólogo também salienta que após o término da oficina, que terá duração de três meses, os filhos das participantes passarão três dias fazendo atividades com os profissionais do Cras, que vão desde brincadeiras, até sessão de vídeos.

Além da oficina de Manicure e Pedicure, o Cras retomou este mês as atividades nas oficinas de Basquete e de Capoeira. Para esse ano, a oficina de Capoeira foi ampliada, agora atende além do Centro, Arizona e Itanema, também o distrito de Guatá, com duas turmas. Juntas as duas oficinas atendem mais de 160 crianças e adolescentes do município.

Conforme o psicólogo Rodrigo Kruel, mais duas oficinas devem iniciar nos próximos dias: a do Primeiro Emprego, para jovens entre 16 e 21 anos e mulheres acima desta idade, e Papo de Menina que terá a parceria da Secretaria de Saúde, por meio do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Quase meio milhão de reais em convênios para Lauro Müller

O Governo do Estado, por meio da SDR de Criciúma, oficializa hoje (12), a assinatura de convênios com a Prefeitura de Lauro Müller, para a execução de três obras e aquisição de uma ambulância para o Hospital Henrique Lage. Os recursos totalizam R$ 459,5 mil reais. O ato de assinatura está marcado para às 16h30min, no auditório da Prefeitura de Lauro Müller.

Além do prefeito Hélio Bunn e sua equipe administrativa, devem participar do ato, o secretário de Desenvolvimento Regional da SDR de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso e outras lideranças regionais e locais.

Para a capela mortuária, que será construída no distrito de Barro Branco, serão R$ 130 mil reais. Deste valor a Prefeitura de Lauro Müller entra com a contrapartida de R$ 32,5 mil reais.

O convênio para aquisição da ambulância para o Hospital Henrique Lage é no valor de R$ 117,5 mil reais, dos quais R$ 29,5 mil reais é a contrapartida do município.

Para o término da galeria pluvial do bairro Sumaré serão destinados R$ 92 mil reais, sendo R$ 23 mil reais de contrapartida da prefeitura.

Já para a construção de uma pista de skate, o valor do convênio será de 120 mil reais, com uma contrapartida do município de R$ 30 mil reais.

A autorização para firmar os convênios teve a intermediação dos deputados Dirce Heiderscheidt (PMDB), Dado Cherem (PSDB) e do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro superou expectativa dos organizadores

Mais de 300 ciclistas de todo país pedalaram forte nesse sábado, 10 de março, na primeira edição do Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro. A prova que teve sua largada em Lauro Müller e chegada em Bom Jardim da Serra, foi destinada a ciclistas de estrada e de mountain bike, amadores e profissionais.

A largada aconteceu às 18h30min do Posto da Polícia Rodoviária – PRE de Guatá, com a presença do presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Andrade, prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn e do secretário de Turismo de Lauro Müller, Valmor Maccari.

Com uma paisagem de tiram o fôlego, porém desafiadora para os ciclistas, eles pedalaram 18 km morro acima, até atingirem uma altitude de 1.400 metros sobre o nível do mar, na chegada ao mirante em Bom Jardim da Serra.

O primeiro a completar o percurso foi o atleta, Carlos Henrique dos Santos, da equipe de ciclismo Hidrorepel Tintas/Fme/Bike Point de Criciúma. O tempo dele ainda não foi divulgado pela FCC, mas segundo o atleta, ficou entre 50 a 55 minutos.

Promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio das prefeituras de Lauro Müller e de Bom Jardim da Serra, esta foi a segunda prova noturna realizada em toda história da Serra do Rio do Rastro – a primeira aconteceu quando da inauguração da iluminação do trecho de serra, em 2002.

“Nós da FCC estamos realizados e confesso muito feliz, pois o evento superou todas as nossas expectativas, especialmente no número de atletas inscritos e que participaram da prova”, comemorou o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Andrade.

Conforme o presidente da FCC, a comissão organizadora do evento tentará agora oficializar a competição no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como único evento ciclístico noturno realizado em desnível de 1,4 mil metros.

Preparação para as 500 Milhas do Uruguai

O Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro serviu de treinamento para a equipe de ciclismo Hidrorepel Tintas/Fme/Bike Point de Criciúma, se preparar para a prova das 500 Milhas do Norte do Uruguai, que será disputada em abril.

A equipe esteve no desafio da serra com os atletas Carlos Henrique dos Santos, que chegou em primeiro, Caio Godoy, Julio Cesar Lino, Rodrigo Quirino e Lucas Ribeiro.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro registra recorde de inscritos

A Federação Catarinense de Ciclismo confirmou nesta sexta-feira (9) a participação de 305 ciclistas no Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro, número considerado recorde pela entidade. “Nunca na história das competições promovidas por nós na serra tivemos a participação de tanto competidores”, enfatiza João Andrade, presidente da FCC.

Ciclistas de todo o Estado de Santa Catarina estarão em Lauro Müller para participar da competição, cuja largada esta prevista para às 18h30min, do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Guatá.

Esta será a segunda disputa noturna realizada em toda história da Serra do Rio do Rastro – a primeira aconteceu na inauguração da iluminação da serra, em 2002. O evento é destinado a ciclistas de Estrada e de Mountain bike, amadores ou não, interessados em desafiar os 18 km de uma das mais duras serras do Brasil.

“É mais um desafio que ficará na história do ciclismo catarinense. Os atletas, além de desafiarem seus limites, estarão disputando em local espetacular, que é Serra do Rio do Rastro, e que já foi incluída na relação das estradas mais bonitas do mundo”, define Andrade.

Competição poderá entrar para o Livro dos Recordes

Conforme o presidente da Federação Catarinense, a comissão organizadora do evento tentará oficializar a competição no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como evento ciclístico noturno realizado em desnível de 1,4 mil metros. “Já fizemos algumas pesquisas e não há nada semelhante registrado. Temos tudo para conseguir este reconhecimento, tão importante para todo o estado”, informou Andrade.

Caso a competição entre realmente para o Livro dos Recordes, Lauro Müller será um dos poucos municípios do Estado a constar no Guinness World Records, onde um fato só pode se tornar um recorde depois de testado, verificado e comprovado, acima de qualquer suspeita.

Governo do município solicita reparo na iluminação

Preocupado com a situação da iluminação da serra, que apresentava esta semana algumas lâmpadas apagadas, o prefeito Hélio Bunn encaminhou oficio solicitando a manutenção urgente, em razão do evento. O pedido foi encaminhado ao secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso. O prefeito também manteve contato com o superintendente regional do Deinfra, Lourival Pizzolo.

Serra do Rio do Rastro será fechada neste sábado

O trânsito de caminhões e veículos de passeio vai estar proibido na rodovia SC-438, trecho da Serra do Rio do Rastro entre o Guatá e o mirante no alto da serra em Bom Jardim da Serra, neste sábado, dia 10 de março. O motivo é realização da prova de ciclismo “Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro”, que vai acontecer a partir das 18 horas.

O fluxo dos caminhões no trecho, tanto na subida quanto na descida, será interrompido a partir das 16h30min, já os carros de passeio não poderão passar a partir das 17h30min. O trânsito só será liberado a partir das 20 horas.

Em caso de extrema necessidade, uma rota alternativa para quem precisar sair da região de Criciúma ou Tubarão com destino a Lages, é pegar a rodovia SC-430 pela Serra do Corvo Branco, até Urubici. Porém, o trajeto aumenta em aproximadamente 200 quilômetros.

Daniel Feijó assume direção médica do Hospital Henrique Lage

Manter o olhar voltado para o paciente, acolhendo-o e prestando uma assistência com mais qualidade, é o principal objetivo do novo diretor do corpo médico do Hospital Municipal Henrique Lage, de Lauro Müller, Dr. Daniel Proença Feijó (foto). O médico é clinico geral e psiquiatra, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.

Dr. Daniel é o médico da unidade de saúde do ESF do Bairro Sumaré e sócio proprietário da Clinica Priori, além de fazer parte do corpo clinico do Hospital São José, de Criciúma, tanto na UTI quanto no Pronto Socorro. A nomeação para o cargo foi anunciada na quarta-feira (7), pelo prefeito Hélio Bunn.

O novo diretor ficará responsável por toda parte médica do hospital, desde plantões e internações, até a organização médica e técnica da entidade. Ele assume com a responsabilidade de resolver de imediato o problema da falta de médicos plantonistas para atender no hospital. “O plantão da manhã ficará sob minha responsabilidade, já os da tarde, noite, finais de semana e feriados, vou me empenhar para organizá-los o quanto antes”, informou.

Conforme Daniel Feijó, o problema dos plantões não é exclusivo de Lauro Müller, a maioria dos hospitais sofre com a falta de médicos plantonistas. “Um exemplo é o Hospital São José, em Criciúma, do qual faço parte do corpo clínico, onde apesar de toda sua estrutura, também tem dificuldades para manter a escala de plantões”, explica.

Para o médico, o problema de Lauro Müller se agrava em virtude da sua localização, é o município mais distante da cidade pólo Criciúma. Somado a tudo isso, ele atribui a falta de profissionais médicos no mercado.

Daniel falou ainda, que nem sempre a falta de médicos está relacionada aos salários pagos na região. Para ele as dificuldades existem tanto na rede pública, quanto na privada. “É claro que precisamos avançar mais nesta questão de qualidade do trabalho, incentivo e salário compatível com a responsabilidade. Porém, o Hospital Henrique Lage, paga em dia e até onde tenho conhecimento não há registro de reclamações por falta de pagamento”, completa.

Reservatório d’água da creche começa a ganhar forma

Estão em andamento no município de Lauro Müller as obras de acabamento da creche no Bairro Cairu. O prédio que já está com sua estrutura pronta, recebe agora a instalação elétrica e o reservatório d’água.

Nesta sexta-feira (9), a equipe de profissionais contratados pela prefeitura, concluiu a concretagem da laje de sustentação da primeira caixa d’água. O reservatório terá uma altura de 12 metros e abrigará duas caixas com capacidade para 15 mil litros, cada uma.

Conforme o vice-prefeito Paulo César Antunes, que acompanha a obra, até agora já foram usados 13 metros cúbicos de concreto usinado na construção. “Para deixar o reservatório pronto, devemos utilizar ainda entre oito e dez metros cúbicos de concreto”, informou Antunes.

A previsão é que a creche seja entregue à população no mês de maio. Até lá, a prefeitura precisa construir os muros em volta da creche, pavimentar o pátio e o acesso, fazer a jardinagem e instalar os móveis e equipamentos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Programa Saúde na Escola atendeu 400 crianças em Lauro Müller

A Prefeitura de Lauro Muller, por meio das secretarias da Saúde e da Educação, desenvolveu pela primeira vez, ao longo desta semana, nas escolas do município, o Programa Saúde na Escola – PSE, lançado pelo Governo Federal.

As escolas municipais selecionadas pelas equipes de saúde promoveram avaliação antropométrica - medição e pesagem - dos alunos, além de trabalhar de forma interdisciplinar o tema Saúde na Escola.

A Escola José Heleodoro Barreto Júnior, do Bairro Arizona, foi a primeira escola a receber, na segunda e terça-feira, o PSE. Na quarta e quinta-feira, o programa esteve na Escola Emília Mamede Soares, do Barro Branco. Durante os quatro dias de trabalho, foram assistidas 400 crianças.

Além da verificação de peso e altura, os alunos também assistiram a uma palestra com a temática sexualidade na adolescência (mudanças corporais, higiene corporal, dinâmicas).

Conforme as enfermeiras Kátia de Souza e Stela Maris Bristot Motta, o PSE veio contribuir no fortalecimento em programas que visam saúde e educação, e a escola é um espaço privilegiado para a prática dessa promoção.

“A articulação entre escola e unidade de saúde é muito importante na demanda do programa saúde na escola. E com as informações obtidas será possível a criação de um banco de dados das escolas e um relatório de cada aluno, contendo detalhes relevantes sobre a saúde destas crianças e adolescentes”, explicou a enfermeira Kátia de Souza.

O programa vai ser desenvolvido durante todo o ano e visa inserir os alunos da rede municipal em atividades que buscam a promoção e a prevenção da saúde dentro do ambiente escolar, bem como construir uma cultura de paz nas escolas.

“A novidade do programa é o intercâmbio das secretarias envolvendo não somente os educadores, mas uma equipe de Saúde da Família, NASF, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros profissionais da área”, destaca a enfermeira Stela Maris Bristot Motta.

Rua Paulo Dalponte será asfaltada em Lauro Müller

Trecho da Rua Paulo Dalponte, no Bairro Sumaré, começou a receber nesta quinta-feira (8) os serviços para implantação da rede pluvial da via, que em breve deverá ser pavimentada com asfalto em Lauro Müller. A escavadeira hidráulica, adquirida pela atual administração em outubro do ano passado, esteve no local dando início na abertura das valas, onde serão colocados tubos de 40 mm.

O serviço deve continuar nesta sexta-feira, com uma retroescavadeira que dará prosseguimento ao trabalho de abertura de valas e colocação de tubos. De acordo com o Secretário de Obras, Pedro Delfino, os serviços para implantação da drenagem pluvial devem continuar até a próxima semana. “Se tudo correr bem nas próximas semanas vamos rebaixar a rua e cortar um pouco dos barrancos, para então prepararmos a base de sustentação”, explicou Delfino.

Tudo pronto para o 3º Intercolonias de Futsal em Lauro Müller

Os atletas das comunidades rurais de Lauro Müller já estão preparados e em forma para o início de mais um Campeonato Municipal Intercolonias de Futsal, que será disputado a partir do próximo dia 17 de março, no Ginásio de Esportes Nelson Righetto.

Esta será a 3ª edição da competição, que teve na noite desta terça-feira (6), o seu Congresso Técnico realizado. No encontro, que reuniu no ginásio Nelson Righetto, representantes de dez equipes, ficaram definidos o sistema de disputa, a tabela e o regulamento do campeonato.

Foram formadas duas chaves de cinco times, onde todos jogam entre si, classificando os quatro melhores. Na segunda fase, o primeiro da A joga contra o quarto da B, o segundo da B contra o terceiro da A e vice-versa.

Conforme Edmundo Bernardino, presidente da Comissão Municipal de Esportes – CME, a competição mais uma vez bateu o recorde de participação. “Para a nossa alegria, dez times se inscreveram, o que demonstra a confiança em nosso trabalho e acima de tudo a credibilidade do campeonato”, disse Bernardino, destacando que a primeira edição do Intercolonias de Futsal foi em 2010, com a participação de seis times. Enquanto que na edição seguinte, em 2011, foram nove equipes.

Os jogos do 3º Intercolonias serão realizados sempre aos sábados, a partir das 18 horas, no ginásio Nelson Righetto. Para a rodada de abertura, no dia 17, estão previstos os seguintes jogos:

Rio Capivaras Alto x Rocinha
Santa Rosa x Farroupilha
Morro da Palha 2 x Rio Amaral
KM 107 x Rio da Vaca

quarta-feira, 7 de março de 2012

Serra do Rio do Rastro recebe Desafio noturno de ciclismo

Mais de 200 ciclistas de todo o Estado de Santa Catarina devem estar em Lauro Müller neste sábado (10) para o Desafio Serra do Rio do Rastro. O evento, que será realizado durante a noite, é destinado a ciclistas de Estrada e de Mountain bike, amadores ou não, que desejam desafiar os 18 km de uma das mais duras serras do Brasil.

Promovido pela Federação Catarinense de Ciclismo – FCC, com apoio das prefeituras de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, esta será a segunda disputa noturna realizada em toda história da Serra do Rio do Rastro – a primeira aconteceu quando da inauguração da iluminação da serra, em 2002.

De acordo com o presidente da federação, João Andrade, a Serra do Rio do Rastro além de ser um ótimo atrativo turístico, é uma grande oportunidade para os ciclistas desafiarem seus limites. “É mais um desafio que ficará na história do ciclismo catarinense. Os atletas estarão disputando em local espetacular, que é Serra do Rio do Rastro, e que já foi incluída na relação das estradas mais bonitas do mundo”, define Andrade.

A largada está marcada para as 18 horas no Posto da Polícia Rodoviária - PRE de Guatá. A chegada será, no alto da serra, próximo ao posto da PRE do mirante da serra.

Ao todo, são mais de 20 categorias para se inscrever. As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas até quarta-feira (7). Serão premiados os cinco primeiros de cada categoria. Todos os competidores que concluírem o percurso irão receber medalha de participação.


Competição poderá entrar para o Livro dos Recordes

Conforme o presidente da Federação Catarinense, a comissão organizadora do evento tentará oficializar a competição no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como evento ciclístico noturno realizado em desnível de 1,4 mil metros. “Já fizemos algumas pesquisas e não há nada semelhante registrado. Temos tudo para conseguir este reconhecimento, tão importante para todo o estado”, informou Andrade.

Caso a competição entre realmente para o Livro dos Recordes, Lauro Müller será um dos poucos municípios do Estado a constar no Guinness World Records, onde um fato só pode se tornar um recorde depois de testado, verificado e comprovado, acima de qualquer suspeita.

O próprio livro acabou batendo um recorde. Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos em 100 países diferentes e em 37 idiomas, o livro acabou se tornando o mais vendido da história, em todo o mundo.

Mais informações e programação completa está no site da Federação Catarinense de Ciclismo.

Ruas de Lauro Müller passam por serviço de zeladoria

As ruas do distrito Sede do município de Lauro Müller estão recebendo os serviços de zeladoria que compreende a raspagem de sarjetas, capinação, entre outros.

De acordo com a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura, este tipo de serviço é realizado constantemente no município, porém em alguns locais, sempre acaba aparecendo mato ou acumulando terra nas sarjetas, principalmente nas épocas de verão e fortes chuvas, que são propícias para que o mato cresça muito rápido.

Atualmente uma equipe trabalha na Rua Walter Veterlli, no centro da cidade. “Em poucos dias pretendemos concluir a limpeza nas ruas do Centro”, destaca Valmor Maccari, secretário de Turismo e Urbanismo, acrescentando que as praças públicas também recebem o serviço de zeladoria.

Voleibol feminino movimenta Lauro Müller

Dezenas de meninas começaram nesta terça-feira (6), os treinamentos na Escolinha de Voleibol Feminino, reaberta pela Comissão Municipal de Esportes – CME, da prefeitura de Lauro Müller.

As aulas, da escola que estava desativada havia oito anos, estão acontecendo no Ginásio de Esportes Nelson Righetto, duas vezes por semana, nas terças e quintas, das 13h30min às 19h, sob a supervisão da professora Jenaina Caciatori Coan.

Meninas com idade entre sete e 17 anos, podem participar das aulas que são gratuitas. Para isso, basta fazer a inscrição junto aos professores de Educação Física das escolas estaduais e municipais ou com o presidente da CME, Edmundo Bernardino pelo telefone (48) 9137-9988.

Nesta primeira fase das aulas, as alunas estão recebendo orientações sobre os fundamentos básicos da modalidade. Estão sendo trabalhadas, capacidades motoras e coordenativas, além da fundamentação com bola e em equipe.

terça-feira, 6 de março de 2012

Novo Refis para contribuintes de Lauro Müller

Contribuintes de Lauro Müller em débito com o fisco municipal terão nova chance para regularizar a situação. A Prefeitura Municipal instituiu um novo Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, que já está em vigor e vai até o dia 30 de maio deste ano.

Pela Lei, sancionada em 1º de março pelo chefe do executivo lauromüllense, os benefícios serão relativos ao Imposto Sobre Serviços – ISS, Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Alvarás e Taxas diversas de competência de criação e arrecadação do Município.

Conforme Gustavo Camacho, supervisor de tributos da prefeitura, as dificuldades econômicas de uma parcela considerável dos cidadãos lauromüllenses, acabou gerando as dívidas junto ao fisco municipal. “O Executivo não pode fechar os olhos para tal situação, por isso, estamos recriando o programa de Recuperação Fiscal, com a finalidade de implementar a arrecadação, bem como, efetivar a regularização de créditos do Município”, explica.

O REFIS abrange os créditos fiscais da Fazenda Pública Municipal, constituídos até 30 de dezembro de 2011, somente inscritos em dívida ativa, que se encontrem em fase de cobrança administrativa ou judicial, inclusive aqueles que se encontram com parcelamento ativo, atrasados ou não, que poderão ser renegociados.

Para aqueles que optarem pelo pagamento do débito à vista a anistia dos juros e das multas será de 100%. Caso o contribuinte desejar parcelar em até quatro vezes o desconto será de 75%. Para quem desejar parcelar em até seis vezes o desconto será de 50% e de 25% para os casos em até nove vezes. Além das inúmeras opções de parcelamento, o contribuinte também pode optar por pagar os débitos em doze vezes, porém sem o beneficio de desconto.

O contribuinte que aderir ao REFIS e deixar de efetuar o pagamento de alguma das parcelas, perderá automaticamente o beneficio da anistia.

Para adesão ao programa ou esclarecer dúvidas as pessoas devem procurar o Setor de Tributos e Fiscalização na Prefeitura Municipal de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Três anos de "Sistema Positivo/Aprende Brasil" nas escolas de Lauro Müller

Há três anos os alunos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Lauro Müller trabalham com as apostilas do "Sistema Positivo/Aprende Brasil". O material referente às atividades do primeiro bimestre de 2012, já foi distribuído pela Secretaria Municipal de Educação às escolas.

As apostilas trazem conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Inglesa e Artes de acordo com o ano em que o aluno está matriculado.

Neste ano, os alunos de três escolas que até o ano passado eram estaduais, a José Heleodoro Barreto Junior, do Arizona, Emília Mamede Soares, de Barro Branco e Lígia Chaves Cabral, de Itanema, receberam o material, além de uma agenda escolar do Grupo Positivo.

Atualmente, a rede municipal atende mais de 1,7 mil alunos, distribuídos em 20 escolas, sendo 12 de Educação Infantil e oito de Ensino Fundamental.

Implantado em 2010 em toda rede municipal de ensino, Lauro Müller é um dos poucos municípios do Sul catarinense a adotar o Sistema Positivo/Aprende Brasil, que possui uma metodologia inovadora, oferecendo além das apostilas, um portal na internet do Aprende Brasil para pesquisas, proporcionando ao aluno interatividade e oferecendo o assessoramento pedagógico aos professores.

Conforme a secretária de Educação, Karla Dandoline Masiero, todas estas ações são um conjunto de atitudes que buscam atender necessidades e priorizam o atendimento à criança, oferecendo uma formação humana, afetiva e transformadora, proporcionando aos alunos da rede municipal um ensino de qualidade. “Nossas metas para 2012 são avançar mais uma vez no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e seguir com os programas de capacitação dos professores e gestores, para cada vez mais intensificar a aprendizagem dos alunos”, aponta a secretária.

Para os pais

Segundo a secretária, a recomendação para os pais é que acompanhem o rendimento escolar das crianças e que estejam sempre na escola quando convocados pelo diretor ou nos eventos promovidos. “Demonstrar essa participação é muito importante para as crianças. Temos visto que quando os pais acompanham os estudos dos filhos, tanto na escola quanto em casa com as tarefas enviadas pelo professor, os alunos têm mais empenho e autoestima”, explica Karla.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lauro Müller troca Anjos do Futsal por Escola do Pipoca

A Prefeitura de Lauro Müller assinou convênio com a Escola de Futsal Criciúma, que é coordenada pelo técnico da Seleção Brasileira, Marcos Sorato, o Pipoca. Desde 2007, o município mantinha parceria com o projeto Anjos do Futsal, porém para este ano, prefeito e dirigentes da Comissão Municipal de Esportes - CME resolveram mudar.

Conforme Edmundo Bernardino, presidente da CME, o que teria motivado a mudança foi o fato do coordenador do projeto Anjos do Futsal, Jean Reis, permitir que atletas de Lauro Müller fossem jogar pelo núcleo de Forquilhinha. “Não achamos correto eles virem aqui pegar os nossos atletas, levá-los para lá e depois eles disputarem o campeonato do projeto Anjos do Futsal contra nós. Isso já vinha acontecendo há algum tempo e nós reclamamos, mas eles continuaram fazendo. Como não quiseram rever esta prática, não vimos outra alternativa se não romper com a parceria”, explicou Bernardino, acrescentando que o objetivo do projeto está sendo desvirtuado, já que ele nasceu para a inclusão social e não para medir forças de qual cidade é melhor.

O início dos trabalhos da Escola de Futsal Criciúma em Lauro Müller será no mês de abril, porém nesta semana acontece a seleção dos alunos para o projeto. Os interessados devem se dirigir ao ginásio de esportes Nelson Righetto. Na segunda-feira crianças abaixo de 11 anos, na quarta, até 13 e na sexta-feira, até 15 anos. O horário para a seleção será das 16h às 19h.

A Escola de Marcos Pipoca já conta com outros núcleos em Criciúma e está ingressando em sua quarta temporada. Uma das parcerias de Pipoca é com o Bairro da Juventude onde atende aproximadamente 130 garotos, que recebem orientações teóricas e práticas sobre o esporte.

Escola de voleibol feminino

Depois de oito anos desativada, a CME de Lauro Müller retoma a partir da próxima terça-feira (6), as atividades na Escola de Voleibol Feminino. As aulas vão acontecer as terças e quintas, das 13h30min às 18h30min no Ginásio de Esportes Nelson Righetto.

Mais de 100 crianças comparecem ao “peneirão” do Tigrinhos

O Estádio Municipal José dos Reis Roque, em Lauro Müller, recebeu na manhã deste sábado (3), às 8h30min, mais de 100 crianças para o processo de seleção de ingresso no projeto “Tigrinhos nos Municípios – Aqui Começa um Sonho”.

Durante toda manhã, o presidente da CME, Edmundo Bernardino e o professor do Tigrinhos, Rodrigo Hoffmann, avaliaram a garotada em treinos coletivos divididos por faixa etária. Primeiro foram os baixinhos de 10 a 12 anos, depois foram os de 12 a 14.

Para este ano, além das 70 vagas disponibilizadas pelo projeto, a prefeitura por meio da CME, vai oferecer mais 20 vagas, totalizando 90 crianças assistidas pelo Tigrinhos. “No ano passado eram 50 vagas. Este ano passaram para 70. Porém, ainda não é suficiente para atender todas as crianças. Então o nosso prefeito achou por bem bancar essas outras vinte crianças”, destacou o presidente da CME.

Mesmo aqueles que não passaram no teste para ingressar no Tigrinhos, serão aproveitados em outras escolinhas do município, como a de futsal, por exemplo, ou até mesmo terão outra chance numa segunda seleção do Tigrinhos, já que as crianças que se sobressaírem nos treinos poderão ser aproveitadas pelo Criciúma e irem treinar no CT da cidade de São Ludgero, com o treinador e comissão técnica das categorias de base do Tigre.

Tiago da Silva Miranda, de 10 anos, morador do distrito de Guatá, que joga na posição de meio direita, foi um dos que passou no teste. Para ele, participar do Tigrinhos era um sonho. “Jogo bola desde criancinha e no ano passado quis entrar para o Tigrinhos, mas não pude pela idade. Estou muito feliz por que neste ano consegui”, contou entusiasmado o menino.

O Tigrinhos, implantado no ano passado em Lauro Müller, é uma parceria entre a Unesc e o Criciúma Esporte Clube com alguns municípios, destinado às crianças entre 10 e 14 anos com perspectiva de seguir carreira profissional no futebol.

Para a locomoção das crianças e pais, a Prefeitura Municipal disponibilizou ônibus que passou pelas comunidades de Barreiro, Guatá, Itanema, Mina Nova, Barro Branco e Quilometro Um.

Aulas

As aulas do projeto Tigrinhos, em Lauro Müller, iniciam no próximo dia 6 de março e vão acontecer três vezes por semana, nas terças e quintas, pela manhã e a tarde e aos sábados, somente pela manhã.

Nas terças e quintas vão acontecer os treinos tático, físico e fundamento. Já aos sábados serão realizados os coletivos. Os horários serão os seguintes: 8h30min e 13h30min para a categoria Sub-12, 10h e 15h para o Sub-14.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Lauro Müller realiza seleção para o Projeto Tigrinhos neste sábado

A Comissão Municipal de Esportes – CME, da prefeitura de Lauro Müller, realiza neste sábado (3) um teste para seleção de mais 35 crianças que irão participar do projeto “Tigrinhos nos Municípios - Aqui Começa um Sonho”. Os testes serão realizados pela manhã, a partir das 8h30min, no Estádio Municipal José dos Reis Roque, centro de Lauro Müller.

O projeto, que foi implantado no ano passado em Lauro Müller, é uma parceria entre a Unesc e o Criciúma Esporte Clube com alguns municípios da região, destinado às crianças entre 10 e 14 anos com perspectiva de seguir carreira profissional no futebol.

Este ano, 70 crianças poderão participar do projeto, sendo que 35 já estão selecionadas por fazerem parte do núcleo no ano passado. Outra novidade é a criação do Centro de Treinamento – CT na cidade de São Ludgero. Os alunos que se destacarem nos núcleos poderão treinar neste local, acompanhados por um treinador da Comissão Técnica do Criciúma Esporte Clube.

As crianças interessadas em participar do projeto devem comparecer no Estádio José dos Reis Roque, munidos de Certidão de Nascimento ou RG. A Prefeitura Municipal disponibilizou ônibus que sairão das comunidades de Barreiro e Itanema via Barro Branco, a partir das 7h30min horas.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Prefeitura concede isenção de IPTU a contribuinte com quase 100 anos de idade

O Setor de Tributos e Fiscalização da Prefeitura de Lauro Müller recebeu na tarde desta quinta-feira (1), a visita de um contribuinte com quase 100 anos de idade. Sereno e com muita disposição, Artur Hoffmann, morador do Bairro Içarense, foi caminhando até a prefeitura para requerer o benefício da isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2012, cujo prazo para apresentar o requerimento de isenção termina no próximo dia 10.

Conforme o chefe do setor, Gustavo Camacho, o senhor Artur é o contribuinte de mais idade que requereu isenção na prefeitura até o momento. “Não temos em nossos registros pessoa com idade mais avançada que o senhor Artur que tenha requerido este beneficio da Lei”, salientou.

Artur Hoffmann, não é natural de Lauro Müller, ele nasceu em Urussanga no dia 29 de dezembro de 1912 e aos oito anos de idade sua família mudou-se para o município.

Proprietário de uma casa de madeira medindo 36 m², senhor Artur é aposentado das minas de carvão, viúvo e pai de 13 filhos. Mesmo depois de aposentado ele continuou trabalhando, porém na profissão de pedreiro da qual só largou em meados de 2009, quando tinha 96 anos. “Só parei de trabalhar por que me deu esporão (uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé) nos dois pés”, contou sorridente o senhor.

Criciúma, Unesc e prefeituras renovam parceria para Tigrinhos

O Criciúma Esporte Clube, a Unesc e representantes de 32 prefeituras, que integram o Projeto Tigrinhos “Aqui Começa um Sonho”, se reuniram na noite desta quarta-feira (29), no ginásio do Estádio Heriberto Hülse, para a assinatura dos convênios de renovação da parceria.

O projeto, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e a formação de jogadores, teve início em 2010 com a participação de 21 prefeituras, atendendo 1.100 crianças.

Neste ano será ampliado para 32 prefeituras, com 37 núcleos, que devem atender juntos 2.590 garotos. “É um projeto social maravilhoso e todos os municípios querem participar”, avalia o presidente do Criciúma, Antenor Angeloni.

Para o coordenador do projeto, Joni Marcio, o Tigrinhos caminha para ser um dos maiores projetos desportivos do Brasil. O evento contou com a presença do reitor da Unesc Gildo Volpato, do técnico da seleção brasileira de futsal, Marcos Pipoca e de vários prefeitos, entre os quais, Hélio Bunn de Lauro Müller, acompanhado do presidente da CME, Edmundo Bernardino.

Na ocasião foram anunciadas algumas das atividades que serão desenvolvidas pelo projeto em 2012. Antes de cada partida do Criciúma no Heriberto Hülse será realizada uma partida preliminar, envolvendo quatro municípios; a Copa Tigrinhos de escolinhas será realizada a cada semestre; realização de clínica de futebol mensal para todos os professores do projeto; recepção dos prefeitos no camarote Tigrinhos (a cada jogo três prefeituras com cinco pessoas cada, preliminarmente sorteadas, poderão assistir a partida neste camarote); e, criação das escolas de formação para estruturar futuros atletas para compor as categorias de base.